ferramenta-gestao-esg
Novidades esolidar

Ferramenta de gestão ESG: saiba como a esolidar te ajuda no S de Social

É oficial: com o passar do período de “adaptação” à nova agenda do momento, a busca por ferramentas de gestão ESG que ajudem a materializar, gerenciar e mensurar iniciativas de impacto positivo nas empresas torna-se uma espécie de padrão para organizações que levam as demandas a sério e desejam ser, de fato, a mudança que querem ver no mundo. 

Felizmente, ao mesmo tempo em que as empresas percorrem o campo na intenção de marcar gols em ESG, startups e projetos inovadores se posicionam estrategicamente, prontos para oferecer aquilo que as organizações mais necessitam: tecnologia para transformar o mundo. 

No artigo de hoje, vamos conversar sobre os porquês da adoção de ferramentas de gestão ESG. Afinal, quais as vantagens da adoção da tecnologia ao longo do cumprimento de ações ESG? 

Vem descobrir com a gente! 

Por que usar uma ferramenta de gestão ESG?

Nos dias de hoje, é quase impossível encontrar empresas antenadas ao universo do impacto que não tenham ouvido falar na agenda ESG. 

Aliás, por serem indicadores fortemente atrelados ao desempenho econômico e à atração de investidores, os pilares Ecoambiental, Social e de Governança passaram a integrar até mesmo as pautas de empresas que pouco ou nada se importam com a geração de impacto positivo. 

Isso, é claro, despertou o alerta de pesquisadores e investidores para práticas indesejáveis, como o Social Washing e o ESGWashing (saiba mais sobre estes e outros termos que permeiam o universo corporativo no nosso Glossário do Impacto Social para Empresas!).

Mas mesmo as organizações que compreendem a importância do tema têm dificuldade em incorporá-lo à rotina. Este diagnóstico, feito pela Bravo GRC, mostra que 69% das empresas brasileiras ainda não participam ou são signatárias de iniciativas em ESG e Sustentabilidade — muitas vezes, por não saberem como gerenciar seus indicadores de engajamento em ações de impacto, desconhecendo boas ferramentas de gestão ESG. 

Desafios em ESG

O mesmo estudo, realizado pela Bravo, elenca os principais desafios em ESG para as empresas. Observe, no infográfico abaixo, quais são os obstáculos enfrentados e continue a leitura para discutir sobre cada um deles com a gente. 

Fonte: Bravo GRC 

Não coincidentemente, o 5º desafio mencionado é justamente a identificação de tecnologias para a gestão de ESG, incluindo o gerenciamento do S, de social. Neste caso, com a demanda principal pela centralização da gestão de iniciativas e comunicação em uma só plataforma.

Parece um sonho? Pois saiba que estamos falando de uma ferramenta de gestão ESG (especificamente do S, de Social) bem real — e que está mais perto do que você imagina! 

O S de ESG: um universo de possibilidades

Quando falamos em ações corporativas voltadas a ESG, logo nos vem à mente uma série de esforços deslocados às boas práticas de sustentabilidade e recuperação ambiental. Dentro das empresas, fala-se muito sobre governança e práticas que aumentem a transparência corporativa. 

O S de ESG, referente ao pilar Social e ao relacionamento com Stakeholders, é tido como complexo e de difícil mensuração e acompanhamento. 

Aqui estão alguns dos desafios pontuados por muitos dos clientes esolidar no gerenciamento de suas ações pelo S do ESG: 

  • Dificuldade de conexão com organizações e projetos com fit com o negócio
  • Falta de continuidade nos projetos iniciados
  • Desafios para desenvolver projetos perenes e com benefício mútuo
  • Falta de mão de obra para gerenciar todas as frentes de atuação da empresa para a comunidade/demais stakeholders
  • Mensuração de resultados e consolidação de dados.

Esta também é a realidade da sua empresa? Então siga para o próximo tópico e entenda exatamente como nós podemos ajudar você. 

Antes disso, que tal fazer o download gratuito do nosso guia de implementação de práticas sociais na sua empresa? 

Baixe agora o e-book Guia ESG: como implementar e gerenciar o S de Social? e descubra como a sua empresa pode identificar e acompanhar ações de acordo com a agenda do momento. 

Esolidar para o S de ESG: como a nossa tecnologia te ajuda a mudar o mundo para melhor

A esolidar é a nossa ferramenta de gerenciamento de ações voltadas ao S do ESG. Em uma única interface, nós fornecemos as ferramentas necessárias para gerenciar iniciativas inovadoras que operam de encontro às boas práticas relacionadas ao Social. Isso nclui o relacionamento com a comunidade do entorno e a gestão de voluntários dentro da empresa. 

Em nossa ferramenta, ajudamos a conectar empresas com as necessidades de Organizações Sociais e projetos, e encurtamos o caminho necessário para começar a realizar ações de impacto positivo. 

Além da conexão com as OSCs, a plataforma esolidar oferece todos os recursos necessários para a realização de Programas de Aceleração de Impacto Social de ponta a ponta. Nela, você encontra:

  • plataforma para a convocação de projetos e comunicação do lançamento da iniciativa;
  • espaço para gerenciamento e comunicação com o time de voluntários da empresa (que podem ensinar habilidades específicas aos projetos selecionados por meio do voluntariado de competências);
  • realização de ações pontuais de arrecadação de recursos para assegurar a sustentabilidade dos projetos no longo prazo. 

E o melhor de tudo: nossa plataforma é simples, e pode ser operada por apenas um gestor. Nada de equipes numerosas ou orçamentos estratosféricos! 🙂 

Chegou a hora de embarcar nessa jornada. Agende sua reunião com nosso time comercial agora mesmo e conheça todas as potencialidades da nossa tecnologia.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami