Outros

Pipinho, o pequeno grande guerreiro 👦

“Olá, o meu nome é Filipe Ferreira e sou um pequeno menino de 13 anos, que luta diariamente contra as limitações impostas pelo Síndrome de Norrie. Síndrome este, que “roubou” a possibilidade de ver, falar e andar. Mas como Super Herói que sou, luto e irei continuar a lutar contra este “ladrão malvado”, com várias terapias.”

É assim que Filipe Ferreira, ou Pipinho como carinhosamente é tratado, se apresenta pelas palavras dos seus pais. O Pipinho tem 13 anos, vive em Vila Nova de Gaia e é portador de uma doença genética rara, a síndrome de Norrie, que provoca cegueira, mudez, surdez e o deixa dependente de terceiros.

Em 2012, o menino foi à Clínica CIREN, em Cuba, para uma avaliação de 8 dias onde explicaram que a falta de visão é irreversível, mas que existia a possibilidade de andar e falar, através de tratamentos intensivos.

Desde essa altura que o Pipinho tem realizado terapias diárias, fundamentais para a sua recuperação e para melhorar a sua qualidade de vida. As melhorias têm sido incríveis.

Em 2013, tinha muita dificuldade em locomover-se e precisava de muita ajuda para dar pequenos passos.

Exercicio: Marcha de fixação de anca.

Publiée par Todos juntos pelo Filipe Ferreira sur Jeudi 8 mai 2014

Hoje, já controla o tronco e consegue caminhar apenas com uma pequena ajuda do Pai.

A dar uns passinhos 👣 👣 👣 com a ajuda do meu papá 👨‍👦 💙

Publiée par Todos juntos pelo Filipe Ferreira sur Dimanche 27 janvier 2019

Andar a cavalo é uma das terapias recomendadas. Quando o Pipinho iniciou em 2015 esta terapia começou por utilizar máquinas simuladoras.

A trabalhar no cavalinho

Publiée par Todos juntos pelo Filipe Ferreira sur Lundi 5 janvier 2015

Hoje é capaz de andar a cavalo e monta o Tiger com muita alegria.

Lá vou eu a montar no Tiger de lado muito bem cada vez mais forte 💪

Publiée par Todos juntos pelo Filipe Ferreira sur Mardi 29 janvier 2019

As dificuldades ainda são muitas, mas as pequenas vitórias dão alento para continuar a lutar.

Infelizmente as terapias não são comparticipadas pela Segurança Social e, apesar de todo o esforço dos seus pais, não lhes é possível suportar estas despesas tão elevadas que semanalmente ascendem a mais de 400€.

Têm sido várias as iniciativas de apoio ao Pipinho através da plataforma eSolidar. Até ao momento, foram angariados 9,221€ para custear os tratamentos do Pipinho, maioritariamente conseguidos através de leilões solidários. Estão, também, disponíveis para compra dois livros escritos pela mãe do Pipinho intitulados “É preciso saber (sobre)viver” e “O Pipinho, um menino especial” para ajudar nos custos das terapias.

Vamos continuar a apoiar este pequeno grande guerreiro de enorme força e determinação!

Para mais informações sobre o que pode fazer para ajudar o Pipinho, visite https://www.esolidar.com/npo/detail/245-associacao-amigos-do-filipe-ferreira-pipinho/ 💗

Juntos somos mais fortes!

www.esolidar.com

Comentários

Comentários fechados em Pipinho, o pequeno grande guerreiro 👦
PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap