ODS 5 - Igualdade de Género
Outros

ODS 5 – Igualdade de Género

Ouvir
Voiced by Amazon Polly

Este é o quinto objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: Alcançar a igualdade de géneros e conferir poder a todas as mulheres e raparigas.

Porque é importante?

As mulheres e as meninas representam metade da população mundial e, portanto, metade do seu potencial, mas a desigualdade de género continua a existir e a estagnar o progresso social.

As mulheres continuam a não estar devidamente representadas em todos os níveis de liderança política. Em 2018, as mulheres ocupavam apenas 27% dos cargos de liderança.

Um pouco por todo o mundo, mulheres e meninas realizam a maioria do trabalho doméstico não remunerado. As desigualdades que enfrentam podem começar logo no momento em que nascem e continuar por toda a sua vida.

Em muitos países, as meninas não têm acesso a cuidados de saúde ou nutrição adequada, e registam uma maior taxa de mortalidade. A educação das meninas é, também, muitas vezes desvalorizada e até impedida, limitando o acesso a competências e oportunidades no mercado de trabalho. É fundamental aumentar a participação das mulheres na força laboral para aumentar as taxas de crescimento nacional em muitos países.

Cerca de 35% das mulheres em todo o mundo com idades entre os 15 e os 49 anos sofreram de violência física e/ou sexual por um parceiro íntimo ou violência sexual por alguém que não era parceiro. 1 em cada 3 meninas com idades entre os 15 e os 19 anos sofreram algum tipo de mutilação/corte genital nos 30 países de África e Médio Oriente onde estas terríveis práticas são mais comuns e representam um maior risco de sangramento prolongado, infeção (incluindo HIV), complicações no parto, infertilidade e morte.

Como posso ajudar?

Se é uma jovem deve lutar para continuar a estudar, ajudar a capacitar outras colegas para que possam fazer o mesmo e exigir acesso a serviços de saúde sexual e reprodutivos.

Se é uma mulher pode abordar preconceitos inconscientes e associações implícitas que formam uma barreira, muitas vezes disfarçada, à igualdade de oportunidades.

Se é um homem ou jovem pode trabalhar com mulheres e meninas para alcançar a igualdade de género e adotar relacionamentos saudáveis e respeitadores. Pode financiar campanhas de educação para coibir práticas culturais como a mutilação genital feminina e alterar leis prejudiciais que limitam os direitos de mulheres e meninas e impedem que elas alcancem seu pleno potencial.

Comentários

Comentários fechados em ODS 5 – Igualdade de Género
PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap