ODS 15 – Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade
Outros

ODS 15 – Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade

Ouvir
Voiced by Amazon Polly

Este é o décimo quinto objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.

Porque é importante?

As florestas cobrem quase 31% da área terrestre do nosso planeta e fornecem-nos o ar que respiramos, a água que bebemos e os alimentos que comemos.

Cerca de 1,6 mil milhões de pessoas dependem das florestas para subsistir e quase 75% das pessoas a viver em pobreza, em todo o mundo, são afetadas diretamente pela degradação da terra. As florestas abrigam mais de 80% de todas as espécies de animais terrestres, plantas e insetos. No entanto, a biodiversidade está a diminuir a um ritmo acelerado e estima-se que 20% da área terrestre da Terra foi degradada entre 2000 e 2015.

As florestas e a natureza são, também, importantes para recreação e bem-estar mental. Em muitas culturas, as paisagens naturais estão intimamente ligadas a valores espirituais, crenças religiosas e ensinamentos tradicionais.

A biodiversidade é muito importante para várias áreas da nossa vida, por exemplo, estima-se que os insetos e outros portadores de pólen valham mais de $200 mil milhões de dólares por ano para a economia alimentar global. Três quartos dos medicamentos mais prescritos por todo o mundo contêm componentes derivados de extratos de plantas.

Os desastres naturais causados ​​pela perturbação de ecossistemas resultantes do impacto humano e mudanças climáticas custam ao mundo mais de 300 mil milhões por ano. O desmatamento e a degradação florestal resultam em perdas de habitat para todas as espécies, diminuição da qualidade da água doce, aumento da erosão e degradação do solo e maiores emissões de carbono na atmosfera.

Não tomar medidas para proteger as florestas vai afetar tanto a saúde do nosso planeta como as nossas comunidades.

Como posso ajudar?

A presença humana altera os ecossistemas em que se insere inevitavelmente, mas é possível fazermos escolhas que ajudem a proteger a diversidade, como a reciclagem e a ingestão de uma dieta local de origem sustentável, consumindo apenas o que precisamos e limitando o uso de energia por meio de sistemas eficientes de aquecimento e refrigeração.

Devemos, também, respeitar a vida selvagem e participar apenas de oportunidades de ecoturismo que sejam executadas de forma responsável e ética para evitar distúrbios na vida selvagem.

Áreas protegidas geridas de forma responsável são sinónimo de ecossistemas saudáveis e de pessoas saudáveis. É, portanto fundamental garantir o envolvimento das comunidades locais no desenvolvimento e gestão dessas áreas protegidas.

Comentários

Comentários fechados em ODS 15 – Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade
PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap