Apoio a pessoas com necessidades educativas especiais

O autismo faz parte dele, mas não o define

“Ser mãe de uma criança com autismo é, em primeiro lugar, amar o meu filho com todas as características que o definem. O meu filho chama-se Tomás, tem 4 anos, é feliz e bem-disposto, adora música e ritmos, brinca muito, dança, adora passear e conhecer locais novos, é inteligente, meigo, e é muito sensível. O autismo faz parte dele, mas não o define.
Como mãe que sou, apaixonada por ele, deixou-nos perdidos e a sofrer atrozmente, com o medo do futuro, com todas as dificuldades para conseguir concretizar situações que a qualquer outro pai e criança não é exigido, por ser naturalmente conseguido.
A essas dificuldades superadas chamamos de vitórias. Tudo à volta fica iluminado nesses dias de vitórias! Mas não só. Isso também acontece quando ele dança, quando disse pela primeira vez ‘mamã’, quando entrou para a escolinha, quando abraça o pai ao chegar a casa, quando se ri sem parar, quando aceitou os óculos e quando começou a usar o dedo indicador para carregar num botão. Traz-nos felicidade e sorrisos todos os dias. Vivemos para ele e para a sua felicidade.
Para mim, ser mãe de uma criança com autismo é lutar todos os dias para que o amem, para que ele ganhe autonomia, para saber viver neste mundo que não foi feito a pensar nele. É criar condições para que se sinta feliz, é ser surpreendida por ele, é dançar e cantar lenga-lengas, é ensiná-lo a conhecer, é brincar e brincar e brincar, é amá-lo acima de tudo.”

Mãe do Tomás

 

A Associação Vencer Autismo tem como objetivo ajudar crianças autistas e as respetivas famílias, fornecendo informação, meios e apoio terapêutico e psicológico a todos aqueles que, direta ou indiretamente, convivem com pessoas portadoras desta já considerada “epidemia” do Século XXI.

A Vencer Autismo tem, neste momento, uma presença ativa, e continuam a dar passos importantes na recuperação destas crianças. Trabalham diariamente para fazer com que este sucesso chegue a mais famílias.

Vários fundadores/associados lidam diariamente com crianças autistas e, como tal, compreendem as dificuldades e a pressão psicológica que pais, familiares e os próprios portadores desta sintomatologia são alvo.

Sabendo que a evolução destas crianças, com vista a uma vida livre e independente é possível, acreditam na ajuda e suporte que podem dar a tantas famílias que, por uma ou outra razão, ainda não conseguiram o acesso e apoio à informação e terapias existentes.

Vários são os casos de sucesso apoiados pela Vencer Autismo.

Para ajudar a Vencer Autismo a continuar a cumprir a sua missão pode fazê-lo através de: https://www.esolidar.com/npo/store/137-associacao-vencer-autismo

Comentários

PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap