ODS 4 – Educação e Qualidade
Other

ODS 4 – Educação e Qualidade

Ouvir
Voiced by Amazon Polly

Este é o quarto objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: Garantir o acesso à educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, para todos.

Porque é importante?

A educação é muito importante já que permite ascender de forma socioeconómica e escapar à pobreza. Também, ajuda a reduzir as desigualdades e a alcançar a igualdade de género, capacita as pessoas a viverem de forma mais sustentável e saudável e é crucial para promover a tolerância e contribuir para sociedades mais pacíficas.

A nível global, em 2015, estima-se que 617 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar primária e secundária – mais de 55% do total global – não possuem proficiência mínima em leitura e matemática. Essas taxas são ainda mais altas na África Subsaariana e Central e no sul da Ásia.

Em zonas como a África Subsaariana, Oceania e Ásia Ocidental, as crianças do sexo feminino são muitas vezes impedidas de estudar na escola primária e secundária. Essas desvantagens na educação traduzem-se, também, na falta de acesso a competências e em oportunidades limitadas no mercado de trabalho para mulheres jovens.

Como posso ajudar?

Pedir aos governos que priorizem a educação tanto nas políticas como na prática. Fazê-los assumir compromissos sérios para que a educação primária seja gratuita para todos, incluindo grupos vulneráveis ​​ou marginalizados.

Incentivar o setor privado a investir recursos no desenvolvimento de ferramentas e instalações para a educação.

Apelar às ONGs para formarem parcerias com jovens e outros grupos de forma a promoverem a importância da educação junto das comunidades locais.

Comments

Comments Off on ODS 4 – Educação e Qualidade
EN
PT EN
Share via
Copy link
Powered by Social Snap