ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos
Other

ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos

Ouvir
Voiced by Amazon Polly

Este é o décimo quarto objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas: Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Porque é importante?

Os oceanos estão na origem de vários recursos naturais, incluindo alimentos, medicamentos, biocombustíveis, entre outros produtos. Ajudam, ainda, na decomposição e remoção de resíduos, poluição e funcionam como amortecedores para reduzir os danos causados ​​pelas tempestades.

Manter os oceanos saudáveis ajuda a reduzir as mudanças climáticas. O ambiente marinho abriga uma variedade impressionante de belas criaturas, que vão desde pequenos organismos unicelulares ao maior animal que já viveu na Terra – a baleia azul! Abrigam, também, recifes de coral, um dos ecossistemas mais diversos do planeta. Mais de 3 mil milhões de pessoas dependem desta biodiversidade como meio de subsistência.

Infelizmente, por todo o mundo, níveis crescentes de detritos estão a criar um grande impacto ambiental e económico. Os detritos no mar afetam fortemente a biodiversidade já que os animais se emaranham ou os ingerem, o que pode matá-los ou impossibilitar a sua reprodução.

No que diz respeito aos recifes de coral por todo o mundo, cerca de 20% foram efetivamente destruídos e não parece ser possível recuperá-los. Cerca de 24% dos recifes restantes estão sob risco iminente de colapso devido às pressões humanas e outros 26% estão sob ameaça de colapso a longo prazo.

A gestão marítima inadequada resulta em pesca em demasia. Os benefícios económicos perdidos no setor de pesca são estimados em cerca de 50 mil milhões de dólares anualmente. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que o impacto económico acumulado das práticas inadequadas de gestão dos oceanos é de pelo menos 200 mil milhões de dólares por ano. Na ausência de medidas de mitigação das mudanças climáticas, o custo dos danos ao oceano aumentará em 322 mil milhões de dólares adicionais, por ano, até 2050.

Como posso ajudar?

A sustentabilidade para áreas de mar aberto e águas profundas só pode ser alcançada através do aumento da cooperação internacional para proteger habitats vulneráveis.

É necessário estabelecer sistemas abrangentes, eficazes e geridos equitativamente em áreas protegidas pelo governo para conservar a biodiversidade e garantir um futuro sustentável para a indústria pesqueira. A nível local, devemos fazer escolhas conscientes e consumir apenas o que precisamos. A seleção de produtos certificados é um bom ponto de partida.

Fazer pequenas mudanças no dia-a-dia podem, também, ajudar os oceanos. Andar de transportes públicos e desligar aparelhos eletrónicos, economiza energia e reduzem a nossa pegada de carbono, um fator que contribui para o aumento do nível do mar.

É importante, ainda, eliminarmos ao máximo o uso de plástico, limpar as praias e espalhar a mensagem sobre a importância da vida marinha e a necessidade de a protegermos.

Comments

Comments Off on ODS 14 – Oceanos, Mares e Recursos Marinhos
EN
PT EN
Share via
Copy link
Powered by Social Snap