Inclusão Social,  Outros

Camisola autografada pela ABC/UMinho ajuda equipa de andebol adaptado

Uma equipa inclusiva

Em novembro de 2018, a CERCI Braga e o ABC/UMinho criaram uma equipa mista de desporto adaptado para praticantes com deficiência mental na modalidade de andebol.

Esta equipa teve origem numa proposta da treinadora Beatriz Durães a Rui Silva, presidente do ABC/UMinho, um clube com quinze equipas e cerca de 300 praticantes de andebol de diversos escalões etários e competitivos. Para concretizar esta ideia, o clube aliou-se à CERCI Braga, uma instituição que congrega esforços no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e multi deficiência.

A equipa conta já com participantes dos 18 aos 53 anos da CERCI, mas abriu novas inscrições para praticantes com deficiência mental, de ambos os sexos e sem limite de idade que queiram participar.

Porque é importante ajudar

De acordo com os Censos de 2011, cerca de 6,1% da população Portuguesa tem algum tipo de incapacidade, mas apenas 0,4% praticam atividade desportiva competitiva.

O desporto adaptado é um dos mais importantes promotores de sucesso educativo, de inclusão e desenvolvimento psicossocial e combate a discriminação das pessoas com deficiência.

Como foi feita a escolha

O ABC/UMinho ofereceu uma camisola autografada pelos jogadores da equipa sénior para ser leiloada na eSolidar e beneficiar uma instituição de solidariedade à sua escolha com o valor angariado. Como o momento coincidiu com a constituição da equipa de andebol adaptado, o presidente do clube escolheu ajudar a CERCI de Braga já que “é uma instituição com quem já temos contacto e conhecemos a realidade”.

Como foi utilizado o valor angariado

O licitador que ganhou a camisola é adepto do ABC/UMinho e o valor angariado com a sua ajuda está a ser utilizado para apoiar as atividades e despesas da equipa adaptada, particularmente nas deslocações a competições e treinos semanais.


Comentários

Comentários fechados em Camisola autografada pela ABC/UMinho ajuda equipa de andebol adaptado
PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap