Outros

6 Boas Razões para ter Responsabilidade Social na sua empresa

Ouvir
Voiced by Amazon Polly

A responsabilidade social é cada vez mais uma prioridade para as empresas. Gerar lucro deixou de ser o único foco e é, agora também, importante implementar práticas empresariais com foco na melhoria das condições da sociedade, que vão, não só beneficiar a comunidade, mas a própria empresa. Os consumidores já não se limitam a comprar bens ou serviços e estão preocupados com o impacto das organizações na sociedade e meio ambiente, preferindo apostar em empresas que demonstrem ter consciência social.

O que é Responsabilidade Social Corporativa

A responsabilidade social é quando as empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovem o bem-estar da comunidade interna e externa

Se ainda tem dúvidas sobre a importância da Responsabilidade Social para as empresas, apresentamos-lhe 6 boas razões para o convencer a implementar:

1. Aumenta o reconhecimento da empresa e melhora a imagem junto do público

O bom nome e a reputação são dois dos bens mais preciosos de uma empresa. Ao mostrar que a sua empresa está empenhada em criar impacto positivo, está, também, a mostrar à comunidade que se preocupa e quer ajudar e esse esforço é reconhecido. Numa altura em que as redes sociais são uma importante ferramenta de comunicação e proximidade com o público, ter uma imagem positiva é crucial. Partilhar as suas iniciativas de responsabilidade social nas redes sociais da empresa ou com meios de comunicação vai ajudá-lo a promover não só os objetivos e as causas que está a apoiar, mas também a aumentar o reconhecimento positivo da empresa junto da comunidade.

2. Conquista mais clientes e aumenta as suas vendas

Os consumidores estão cada vez mais alertas para os problemas sociais e ambientais e as suas decisões de compra são muito influenciadas por estas preocupações. Segundo um estudo da Nielsen, 45% dos consumidores preferem comprar bens e serviços a empresas que demonstrem ter iniciativas de responsabilidade social, mesmo que isso implique pagar um valor mais elevado. É, portanto, importante dar a conhecer a sua estratégia e iniciativas nessa área.

3. Melhora o relacionamento com os seus colaboradores

Os colaboradores de uma empresa sentem-se mais motivados e são mais produtivos quando sabem que estão a contribuir para um mundo melhor. Ter uma estratégia de Responsabilidade Social e promover iniciativas como o voluntariado, estimula o crescimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, ajuda-os a trabalhar melhor em equipa e desenvolve um ambiente de trabalho mais feliz e positivo.

Ao mostrarem que se preocupam com o bem-estar da comunidade, as empresas que promovem as suas iniciativas de RS, atraem, também, os melhores candidatos para as suas vagas e retêm os seus profissionais que muitas vezes se tornam acérrimos embaixadores da marca.

4. Dá-lhe vantagem sobre a concorrência

As escolhas dos consumidores são muitas vezes influenciadas pela opinião pública. Ao estabelecer-se como uma empresa comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social, vai destacar-se da concorrência e ganhar vantagens face às empresas que não apostam nesta área.

Num outro estudo, 90% dos consumidores afirmam confiar mais e serem mais leais a empresas que são socialmente responsáveis do que às que não demonstram ter esse tipo de preocupações, sendo até capazes de boicotar marcas e serviços se forem informados de práticas pouco responsáveis por parte dessas empresas.

5. Melhora as relações com os fornecedores e os parceiros

As empresas não funcionam de forma isolada e interagem com fornecedores e parceiros. Ter uma estratégia de Responsabilidade Social pode gerar novos ritmos nas relações com esses intervenientes, reforçar as ligações e partilha e potenciar novos desafios, enquanto se produz um impacto positivo na sociedade.

6. Ajuda a mudar o mundo para melhor

Mais do que focar exclusivamente na conquista de lucros, as empresas devem assumir um compromisso de bem-estar com a comunidade que os rodeia e procurar criar impacto positivo no mundo. É importante fazer parte da solução e desempenhar um papel participativo, de mudança que beneficia todos.


A eSolidar lançou recentemente a eSolidar for Business, uma solução que permite envolver, capacitar e conectar os funcionários, ampliando as suas estratégias de impacto e responsabilidade social, juntando o poder dos donativos e do voluntariado corporativo, para criar uma cultura de colaboração e de comunidade dentro de qualquer organização.

Para mais informações sobre tudo o que esta ferramenta pode fazer pela sua empresa, visite business.esolidar.com

business.esolidar.com

Comentários

Comentários fechados em 6 Boas Razões para ter Responsabilidade Social na sua empresa
PT
EN PT
Share via
Copy link
Powered by Social Snap