Empresas que fazem a diferença

Unindo educação e tecnologia a favor do crescimento da empresa

Este artigo foi escrito pelo Alicerce, uma empresa que usa educação para transformar, desenvolver e capacitar empresas e sociedade.

 

 

Se alguém te contasse que no Brasil, existem 11 milhões de jovens e adultos que não sabem ler nem escrever, ou que 95% dos alunos concluem o ensino médio sem conhecimento básico em matemática, você acreditaria? 

Segundo uma pesquisa da Exame feita com o Seab (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e da Agência Brasil, estes dados são verdadeiros. Agora que você sabe disto, pense nas consequências que essas lacunas podem causar nos ambientes corporativos quando são atrelados à tecnologia.

Neste artigo, vamos mostrar como unir e desenvolver estas duas ferramentas (educação e tecnologia) para que sua empresa cresça de forma saudável e produtiva, evitando problemas como: pouco desenvolvimento, baixa autoestima, ausência de soft e hard skills e dificuldade para gerenciar software.

O impacto da tecnologia nas empresas nos dias de hoje

A transformação digital traz soluções tecnológicas e inovadoras para que as empresas melhorem seus resultados, se destacando dos concorrentes e no mercado. Tais soluções respondem às expectativas da atualidade, como, por exemplo, a capacidade de gerar resultados em alta velocidade. Ninguém mais gosta de esperar, não é mesmo?

Em outras palavras, a tecnologia é um guia que ajuda empresas a: 

  • Otimizar processos
  • Aumentar a produtividade
  • Reduzir custos
  • Ter maior assertividade nas ações

Uma pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC), mostrou que em 2022, 70% de todas as empresas terão acelerado o uso de tecnologias digitais, ou seja, será cada vez mais necessário ter o ambiente de trabalho preparado para receber a transformação digital. 

Como a educação potencializa habilidades básicas e modernas

Em uma entrevista dada pelo influente pensador da educação Salman Khan, ele conta que leitura, escrita e matemática são as habilidades que impactarão o futuro, afinal, a maioria dos cargos — se não todos — exigem conhecimento básico nessas áreas, o que evidência a importância de oferecer e trazer educação para o ambiente corporativo. 

Portanto,  as habilidades básicas não ajudam apenas a desenvolver bases educacionais bem definidas, mas também impactam na sustentação de habilidades modernas. Os frutos desse desenvolvimento reflete em fatores como:

  • Bom manuseamento de ferramentas tecnológicas
  • Desenvolvimento de soft e hard skills
  • Bom relacionamento interpessoal 
  • Produtividade 
  • Boa autoestima (fator que interfere na performance dos colaboradores)

Como a defasagem educacional pode afetar negativamente os meios de tecnologia 

Você se lembra das lacunas na educação citadas no início deste artigo? Pessoas que não sabem ler ou escrever, certamente não conseguirão usar ferramentas de tecnologia, o que afetará a produtividade e relevância da empresa no mercado. 

E quanto aos jovens que concluem o ensino médio sem conhecimento básico em matemática, podemos salientar que esta defasagem trará para o mercado de trabalho a ausência de profissionais capacitados para atuarem, por exemplo, com análise de dados, cargo na área de tecnologia que já enfrenta escassez de profissionais qualificados.

Outros pontos da defasagem educacional que afetam a tecnologia são:

  • Dificuldade no entendimento sistêmico
  • Desafios para conciliar o ambiente físico e o digital 
  • Dificuldade para entrar no ritmo do mercado de trabalho e usar ferramentas básicas, como, por exemplo, o Excel.

Como a tecnologia e a educação auxiliam os processos de impacto das empresas

Até aqui, acreditamos que você tenha entendido como a educação e a tecnologia são aliadas e precisam caminhar lado a lado. Agora, vamos enfatizar como essas duas ferramentas conseguem gerar impacto social

Empresas que estão investindo em práticas sustentáveis alcançam maior relevância. E sim, podemos enxergar o oferecimento da educação como uma prática ESG com foco no S, de Social, afinal, sua empresa estará investindo e se comprometendo com o desenvolvimento corporativo e social.

Somado a isso, o uso da tecnologia auxilia empresas no desafio de gerenciamento das práticas de ESG, afinal, capturar, organizar e analisar dados de iniciativas e objetivos diversos é imprescindível para garantir a assertividade das ações.

Em resumo, investir na tecnologia e na educação resolve dois problemas de uma só vez e proporciona para empresas dois grandes resultados: agilidade e desenvolvimento. 

Empresas que se movem para promover soluções sustentáveis em tecnologia e educação

O Alicerce é uma startup que oferece educação de base para crianças, jovens e adultos. As soluções oferecidas ajudam grandes empresas a: 

  • Recrutarem melhor por menor custo
  • Aumentarem a produtividade na operação
  • Promover a diversidade
  • Levarem educação de qualidade para funcionários e familiares
  • Impactem a sociedade e a região que estão inseridas

A esolidar oferece às empresas uma plataforma completa com ferramentas que auxiliam no processo de gerenciamento das ações com foco no S de ESG. 

Entre as ferramentas disponibilizadas na plataforma, está o Programa de Aceleração de Impacto Social. Suas funcionalidades possibilitam às organizações gerenciar a iniciativa do início ao fim, incluindo a divulgação do edital de convocação de projetos e a realização de ações pontuais de captação de recursos para auxiliar na sustentabilidade dos acelerados.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami