Programa de Aceleração HPH
Empresas que fazem a diferença,  Novidades esolidar

Programa de Aceleração HPH: caso de uso da ferramenta esolidar

Recentemente, a esolidar lançou uma nova funcionalidade pensada e estruturada para ajudar empresas a se conectarem com as comunidades. A ferramenta, parte da nossa plataforma, ajuda a estimular o desenvolvimento territorial sustentável. Além disso, auxilia na geração valor compartilhado e, sobretudo, garante a integração de todos os passos do processo em um só lugar. 

Por meio deste recurso, chamado de Programa de Aceleração, o HPH (Human Power Hub), Centro de Inovação Social de Braga, em Portugal, gerencia sua iniciativa de desenvolvimento de projetos. Como consequência, gera impacto social palpável e conectado aos ODS e à agenda ESG

Neste artigo, você conhece um pouco sobre o case de sucesso do Programa de Aceleração do HPH, incluindo sua trajetória na plataforma esolidar e os resultados encontrados. 

Conheça o HPH

O Human Power Hub — HPH —  é um Centro de Inovação com o objetivo de prestar apoio à aceleração e à incubação de ideias empreendedoras orientadas para o impacto social. O espaço é financiado pelo Programa Portugal Inovação Social, criado pelo governo português em 2014 com fundos da União Europeia, e pela Câmara Municipal de Braga.

Trata-se de um hub participativo, colaborativo e integrado. Ele opera segundo um modelo híbrido de inovação social — conhecido como Quádrupla Hélice —, combinando forças da sociedade civil (cidadãos), das organizações públicas, das empresas e das instituições educacionais em um objetivo comum: promover o desenvolvimento social em Braga.

Conheça mais sobre o Human Power Hub dando play no vídeo abaixo: 

Programa de Aceleração HPH: entenda como a plataforma esolidar facilitou o processo

Em busca de uma solução que possibilitasse a condução do seu programa de aceleração do início ao fim de forma integrada, o HPH escolheu a esolidar. 

Quer entender o porquê? Te explicamos com detalhes a seguir.

Por meio de uma landing page totalmente customizada com a identidade visual do Centro de Inovação — o que é possível graças à tecnologia whitelabel utilizada pela esolidar — o HPH comunica os objetivos do programa e o perfil de negócios sociais e projetos buscados. 

Além disso, com a plataforma esolidar, o HPH pôde criar um formulário personalizado para receber as candidaturas de projetos. O formulário contou com perguntas que o ajudaram a obter todas as informações iniciais necessárias para a seleção dos acelerados.

Já na plataforma, por meio do menu Aceleradora, o HPH gerencia as candidaturas, se comunica com os participantes e aprova ou rejeita os projetos conforme os critérios de seleção. Sim! Tudo isso em um só lugar!  

Veja como fazer um Programa de Aceleração utilizando a plataforma da esolidar (spoiler: é simples!): 

Resultados encontrados: interface com ESG e ODS e aceleração de mais de 20 projetos

Com a funcionalidade “Programa de Aceleração” na plataforma esolidar, o HPH selecionou e acelerou 12 projetos apenas no primeiro ano de parceria. Já em 2021, 9 novos projetos tiveram acesso gratuito a serviços de incubação, contato com a rede de mentores e investidores da comunidade do HPH e suporte na divulgação das suas iniciativas. 

Além disso, o uso da ferramenta na esolidar possibilitou o acesso a uma completa análise da atuação do Centro de Inovação em relação ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da agenda ESG. Esta análise acontece por meio de uma parceria entre a esolidar e a SEALL, empresa especializada em mensuração de resultados de impacto social. 

Saiba mais sobre a parceria da esolidar com a SEALL lendo nosso artigo sobre tecnologias para mensuração de impacto social. 

Replique este modelo de sucesso na sua empresa! 

Desenvolver um programa de aceleração traz inúmeros benefícios para a sua empresa. Além de ser um caminho para colocar em prática o S de ESG e manter as ações alinhadas aos 17 ODS da ONU, a iniciativa também:

  • melhora a percepção da marca e seu valor no mercado, já que estimula a criação de laços e transformações mais profundas com os diferentes stakeholders, melhorando a percepção do público e promovendo uma marca verdadeiramente mais sustentável;
  • abre caminhos para a captação de talentos fora do eixo convencional, uma vez que os programas podem ser uma lente efetiva para o recrutamento de pessoas com soft skills elevadas, mas que, por outra via, não teriam oportunidades de entrada;
  • gera novos mercados consumidores, afinal, ao investir em iniciativas que ajudam a desenvolver economicamente a região onde atua ou está inserida, a empresa aumenta o poder de compra deste mercado;
  • estimula a cultura de inovação na empresa, já que possibilita à empresa buscar parceiros para desenvolver ideias, investigar e elaborar processos, produtos ou serviços, não dependendo apenas de colaboradores e do — muitas vezes limitado — orçamento interno.

E aí? Que tal replicar o caso do Programa de Aceleração do HPH na sua empresa? Agende uma conversa com o nosso time e encontre os caminhos para gerar — e gerir — impacto social de forma integrada com as funcionalidades da esolidar.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami