Novidades eSolidar

Como fazer um Programa de Aceleração na esolidar? Guia completo sobre a funcionalidade

Nos últimos anos, abrimos os olhos enquanto sociedade para as agendas mais urgentes do momento. Empresas entenderam que, para assegurar um futuro sustentável e de relações saudáveis com a comunidade e a sociedade, é preciso reformar velhos padrões e crenças corporativas. Neste sentido, entender como fazer um Programa de Aceleração pode ajudar a dar esta guinada de forma prática e eficiente. 

Com o Programa de Aceleração, as empresas se conectam com projetos e startups cujas essências tenham sinergia com o core business do negócio. Assim, compartilham competências, desenvolvem-se mutuamente e criam uma verdadeira rede pautada na ideia de valor compartilhado

Aqui na esolidar, temos o propósito de fornecer as melhores ferramentas para gerir — e gerar — impacto social nas empresas. Atentos às tendências e às necessidades destes negócios, lançamos uma funcionalidade exclusiva para quem deseja entender como fazer um Programa de Aceleração de ponta a ponta. 

Agora, na plataforma esolidar, sua empresa desenvolve, divulga, capta e acelera projetos, se comunica com os envolvidos e cria campanhas e iniciativas para assegurar o desenvolvimento sustentável das iniciativas no curto prazo. 

No artigo de hoje, te ensinamos como fazer um Programa de Aceleração na esolidar e mostramos por que a hora da sua empresa SER um motor para esta transformação é agora. 

Boa leitura! 

Antes de começar: ainda tem dúvida sobre o conceito de um Programa de Aceleração? Leia nosso artigo completo sobre o assunto! 

Programa de Aceleração de Impacto Social: a (r)evolução da sua Responsabilidade Social Empresarial

Recapitulando: por que sua empresa deve fazer um Programa de Aceleração? 

Investir esforços em iniciativas de crescimento e desenvolvimento colaborativo é um caminho efetivo para implementar o Social do ESG na prática. 

Além disso, contribui para que sua empresa caminhe lado a lado com a Agenda 2030 e seja vista com bons olhos pelo mercado e pelos consumidores. E não para por aí: um Programa de Aceleração completo abre portas para um processo de captação de talentos com impacto social fora do eixo convencional, e abre portas para parcerias de sucesso como a inovação aberta. 

A seguir, detalhamos estas e mais algumas vantagens de fazer um Programa de Aceleração na empresa. 

1. Possibilita a aplicação prática do S (Social) do ESG

Além dos aspectos ambientais e de governança, é preciso desenvolver o Social do ESG, que dentre suas múltiplas camadas, aborda o relacionamento com a comunidade. 

Para desenvolver o crescimento contínuo e a independência financeira da região onde a empresa atua, é interessante criar ações que permitam que os públicos de interesse se capacitem e recebam recursos para os primeiros passos. 

A promoção de um Programa de Aceleração é a chave para encontrar a solução para problemas antigos, gerando oportunidades e desenvolvimento socioeconômico. 

E por falar em S de ESG: aprenda com a experiência de Salomão Cunha Lima, Consultor de Diversidade e Inclusão e Head de Relações Institucionais do Instituto da Oportunidade Social, e Paloma Capanema, ESG Manager do Grupo Boticário! 

Assista gratuitamente à gravação do nosso webinar S de ESG: desafios e prática

2. Permite o alinhamento da iniciativa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU

Um bom Programa de Aceleração é fundamentado nos impactos que pode gerar para a sociedade. Por isso, é importantemanter o alinhamento da iniciativa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Assim, é possível entender como cada projeto atua para o cumprimento da agenda 2030 e o impacto gerado pela empresa ao investir nesta missão. 

3. Melhora a percepção da marca e seu valor de mercado

Os consumidores estão cada vez mais exigentes com relação aos posicionamentos socioambientais das empresas. Não basta mais fazer apenas doações periódicas ou ações pontuais. 

Para você ter uma ideia, de acordo com o CAF 2020, 71% dos brasileiros concordam que estariam mais inclinados a comprar um produto ou serviço de uma empresa que apoia sua comunidade local. 

Os Programas de Aceleração são uma ótima estratégia para desenvolver estes laços e gerar transformações mais profundas com os diferentes stakeholders, melhorando a percepção do público e promovendo uma marca verdadeiramente mais sustentável. 

4. Abre novos caminhos para aquisição de talentos

As comunidades onde a empresa está inserida são potenciais fontes de mão de obra qualificada. Os Programas de Aceleração podem ser uma lente efetiva para o recrutamento de pessoas com soft skills elevadas, mas que, por outra via, não teriam oportunidades de entrada. 

Desta forma, a empresa consegue gerar valor compartilhado, uma vez que desenvolve as comunidades locais para que estas possam contribuir para o desenvolvimento da empresa. 

5. Geração de novos mercados consumidores

Ao investir em iniciativas que ajudam a desenvolver economicamente a região onde atua ou está inserida, a empresa aumenta o poder de compra deste mercado.

Os Programas de Aceleração nunca são uma via de mão única. Esta ação gera crescimento para os acelerados e oportunidades para a empresa.

6. Inovação em processos e produtos/serviços

Os Programas de Aceleração também são excelentes formas para a empresa buscar parceiros para desenvolver ideias, investigar e elaborar processos, produtos ou serviços, não dependendo apenas de colaboradores e recursos internos limitados.

O foco do programa pode ser startups ou negócios de impacto que visam pensar soluções para problemas socioambientais, ajudando  também a empresa a atingir suas metas de sustentabilidade.

Quer saber como formular uma parceria de sucesso por meio da inovação aberta? 

Aprenda com quem já coloca em prática. Assista ao webinar Inovação para o Impacto Social, com inspirações do Açolab e do Fundo Vale! 

Por que projetos sociais e startups querem ser acelerados? Alguns dados relevantes

Agora você já sabe que fazer um programa de aceleração pode impactar positivamente a sua empresa. Mas, afinal, o que ganham os projetos desenvolvidos? Aqui estão alguns dados e estatísticas que te ajudam a entender. 

  •  estudos mostram que startups que se formaram em programas de aceleração têm uma taxa de sobrevivência aproximadamente 23% maior do que outros novos negócios;
  • Segundo o Mapa de Impacto 2021, há uma demanda reprimida por programas de aceleração no país. Cerca de 51% dos empreendedores de impacto no Brasil já buscaram/estão buscando ser acelerados/incubados, sem sucesso;
  • De acordo com o relatório GALI (Global Accelerator Learning Initiative) 2019, startups brasileiras com aceleração prévia apresentaram receita, funcionários e equity com maior frequência;
  • O mesmo relatório aponta que, na opinião dos negócios ouvidos, os principais benefícios buscados em um Programa de Aceleração são: rede de contatos (25%), mentoria (23%), investimento direto (18%), habilidades de negócios (11%), acesso a investidores (9%) e credibilidade (7%). 

Como fazer um Programa de Aceleração na esolidar? Conheça tudo sobre nossa funcionalidade

Na esolidar, a gestão do seu Programa de Aceleração de Impacto Social funciona do início ao fim em um único sistema. 

Isso significa que todo o fluxo de criação, desenvolvimento e gestão do Programa é feito de forma simples, rápida e integrada, sem aumentar os custos operacionais.

Em nossa plataforma, sua empresa pode personalizar o programa de acordo com as necessidades do negócio e o perfil dos projetos buscados. A integração entre etapas do programa também facilita o contato com os acelerados e a gestão da iniciativa. 

Comece a contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do seu entorno agora mesmo! 

Agora você já sabe como fazer um Programa de Aceleração na esolidar. Dê o próximo passo e agende uma conversa com um de nossos especialistas para entender como as funcionalidades da plataforma podem se adequar às necessidades da sua empresa.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami