ONGs que mudam o mundo

5 Tendências para organizações sociais em 2022

Se você acompanhou o nosso blog no último ano, percebeu como é importante estar a par de todas as novidades tecnológicas e de estratégias de gestão e sustentabilidade que pode implementar na sua organização social. Pensando nisso, não poderíamos deixar de começar o ano com um novo artigo sobre as principais tendências para organizações sociais em 2022. 

A pandemia dos últimos dois anos trouxe grandes desafios para o terceiro setor. Todas as Organizações da Sociedade Civil tiveram que se adaptar a uma nova realidade e ajustar as suas ações para conseguirem continuar a lutar pelas suas causas. Agora, mais do que nunca, é importante planejar e definir estratégias de sucesso para colocar em prática nos próximos meses.

Conheça, então, as 5 principais tendências para organizações sociais em 2022.

5 Tendências para organizações sociais em 2022

1. Eventos digitais e híbridos

Durante 2021, as organizações sociais puderam voltar a realizar alguns eventos presenciais de arrecadação de recursos. Mas quando se pensava ser possível realizar eventos em maior escala, novas ondas de contágio e variantes do vírus obrigaram a dar um passo atrás e fecharam qualquer possibilidade. 

Os eventos virtuais foram a solução encontrada para contornar este problema e um método que ganhou visibilidade e popularidade em tempos de pandemia. Não será, portanto, estranho que em 2022 os eventos digitais ou híbridos (que acontecem presencialmente, mas também de forma digital) sejam uma tendência-chave para as organizações sociais. 

Segundo um estudo da GBTA, 71% dos entrevistados não participavam em eventos híbridos antes da pandemia, mas 60% mostraram intenção em fazê-lo agora. Um outro estudo do LinkedIn chegou à conclusão que 75% dos profissionais de eventos de marketing esperam que os eventos virtuais continuem acontecendo além da pandemia, mesmo que as pessoas se sintam confortáveis ​​em ambientes presenciais novamente. 

Numa altura em que é bastante difícil planejar qualquer ação a longo prazo, devido às mudanças de intensidade do vírus e às restrições impostas pelo governo, os eventos digitais ou híbridos são a melhor forma para não ter que cancelar eventos.

Mesmo que seja possível ter os seus parceiros e apoiadores presencialmente numa ação, quem não se sentir seguro, estiver infectado ou em isolamento pode escolher comprar o ingresso para participar do evento online. E o melhor? O evento não tem limite geográfico e podem participar pessoas de qualquer parte do mundo! 

NFT e Criptomoedas

Já ouviu falar de NFT? Os Non-fungible Tokens são bens digitais, insubstituíveis, que funcionam em Blockchain. Existem apenas no mundo digital e quem for dono de um NFT tem a versão única e original, o que lhes acrescenta bastante valor em relação a outras obras ou bens semelhantes. 

Nos últimos meses, alguns NFT de obras de arte foram vendidos por artistas em troca de doações milionárias para causas sociais. Que tal aproveitar a atenção que os NFTs estão tendo para promover e arrecadar recursos para a sua causa?

As criptomoedas, que também usam tecnologia blockchain, estão ganhando cada vez mais popularidade para fazer doações. Com mais de 100 milhões de utilizadores em todo o mundo e um valor de mercado de cerca de 3 milhões de dólares, este método de pagamento virtual tem enorme potencial no mundo solidário.

Isto significa que as organizações sociais devem atualizar as suas políticas de pagamento para incluir estes tipos de moedas e conseguir estabelecer a infraestrutura necessária para receber, guardar, vender ou converter criptomoedas.

Vídeo Marketing

O vídeo marketing ganhou grande destaque nos últimos dois anos. E a tendência é que continue crescendo também em 2022.

Os conteúdos em vídeo, impulsionados por apps como o Instagram e o TikTok, são uma grande tendência que as organizações sociais devem ficar de olho. Afinal, são uma ótima forma de chamar a atenção para as suas causas e projetos.

Os vídeos devem fazer parte de todas as estratégias de marketing digital de uma OSC.  É algo relativamente barato e com grande potencial para conseguir mais visualizações e interações com o público, assim como exposição para atingir metas e arrecadar doações. Atualmente, existem vários softwares disponíveis para editar vídeos de forma simples e com grande qualidade. Se fizer sentido para a sua OSC, crie algumas das principais trends do TikTok para envolver o seu público de uma forma leve e divertida, enquanto divulga a sua causa. Faça vídeos com storytelling de:

  • voluntários dividindo as suas histórias, do impacto social gerado pela sua organização na sociedade;
  • projetos;
  • ações que estão em prática;
  • shows virtuais;
  • webinares.

O importante é criar ligações emocionais duradouras com os seus apoiantes e doadores. 

Campanhas online 

Como já percebemos, o online vai continuar a marcar uma forte presença nas tendências para organizações sociais em 2022. Tal como os eventos, as campanhas de arrecadação vão acontecer em um local acessível a todos e seguro do vírus. Este lugar é o mundo digital. 

Uma das formas mais fáceis para atingir uma meta monetária e ajudar um projeto social é através de campanhas de crowdfunding. Este método de financiamento coletivo permite custear ações de ajuda com pequenas doações de dinheiro. Com isso, é possível alcançar o valor total necessário definido no início da campanha.

Já o leilão solidário online é uma ferramenta que possibilita mobilização de apoiantes por meio de lances em um leilão. A organização social cria online um leilão de um item especial ou experiência única e os interessados podem dar lances do conforto do seu lar para ganhar o leilão.
Se quiser saber como pode criar os seus próprios leilões online na esolidar, veja o nosso webinar Como fazer leilões solidários de sucesso

Parcerias com empresas locais

Agora mais do que nunca, é importante que as OSCs ajudem as comunidades locais a se erguerem após dois longos anos de pandemia. Esta é outra tendência que em 2022 vai fazer muito sentido. 

Como fazer isso? Com parcerias entre OSCs e empresas locais que ajudem a capacitar pessoas em vulnerabilidade, pequenos negócios em perigo de fechar e jovens que procuram oportunidades para começar uma vida profissional (através, por exemplo, de voluntariado de competências).

Esta também é uma ótima maneira de alocar os esforços de Responsabilidade Social das empresas para gerarem impacto social na comunidade do entorno. Assim, criam um ecossistema de benefícios que ajudam todos!

Agora que leu o nosso artigo, pode começar a planejar a sua estratégia para 2022. E não se esqueça de medir os resultados no final. Isso te ajudará a entender onde pode melhorar e que impacto está gerando.

Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo Indicadores para organizações sociais: como medir e acompanhar

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami