21082021-Governança-nas-organizações-sociais
ONGs que mudam o mundo

A importância da Governança nas organizações sociais

Sabe o que é a Governança nas organizações sociais? Se ainda não está por dentro deste termo, chegou o momento de se atualizar. Afinal, este conceito é cada vez mais importante para o sucesso das organizações sociais.

Neste artigo, vamos explicar em que consiste, por que é muito relevante para o bom funcionamento das OSCs e como implementar padrões de Governança em sua organização social.

Aproveite para conferir, também, o nosso glossário com todos os termos utilizados para cumprir a agenda da sustentabilidade. Não fique de fora dos temas que pautam a atualidade!

O G de ESG

Os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) são um conjunto de indicadores que ajudam as empresas a seguir boas práticas e a serem saudáveis, lucrativas e conscientes em termos sociais e ambientais. Adotar estes critérios torna estes negócios mais atrativos, também, para os investidores, cada vez mais preocupados com causas sustentáveis.

Como as OSCs também recebem fundos de investidores e devem seguir práticas conscientes para com a sociedade e o meio ambiente, é importante que tentem corresponder a estas expectativas e adotem os critérios ESG

Nesse sentido, o fator Governança, intrinsecamente ligado à credibilidade e confiança da organização social, desempenha um papel fundamental.

Ter governança nas organizações sociais possibilita uma melhor gestão interna e das iniciativas, recursos e fundos, normalmente obtidos com a ajuda de doadores, de parceiros ou do governo. Assim, conseguem uma maior transparência e acesso de todos os stakeholders aos resultados que alcançaram com o trabalho ali desenvolvido.

A adoção do G do ESG pelas organizações sociais, inclui, também, a: 

  • Composição dos quadros superiores administrativos;
  • Práticas transparentes de governança social;
  • Promoção e cumprimento de valores éticos e inclusivos nas iniciativas e funcionamento da organização social.
  • Relacionamento com parceiros e entidades do Governo.

Quais os benefícios da Governança nas organizações sociais?

Além de ajudar a conseguir uma maior confiança e credibilidade, a Governança tem outros benefícios bastante relevantes para o sucesso da sua OSC.

Por meio da transparência de contas, informações e de práticas mais sustentáveis e éticas, a sua OSC pode aumentar o seu valor no mercado e conseguir mais recursos e parcerias para as suas iniciativas. A gestão de apoios consiste em práticas eficientes, honestas e responsáveis oferece uma maior tranquilidade a investidores e doadores. 

Os benefícios incluem:

  1. Valorização da imagem da sua OSC: ao prestar contas e funcionar de forma mais transparente, sua orgaização vai conseguir melhorar sua reputação e imagem junto do público e de outros stakeholders, contribuindo para resultados mais positivos e novas parcerias;
  2. Atrai parceiros e investidores: seguir os princípios do critério Governança é uma garantia de que todas as políticas e regulamentos necessários para o funcionamento da sua OSC sejam cumpridos com rigor. Da mesma forma, a transparência conseguida ao possibilitar a consulta dos resultados e benefícios dos seus projetos, demonstra que não tem nada a esconder. Dois fatores muito importantes para os investidores e parceiros que querem associar-se à sua organização social.
  3. Melhor funcionamento da organização: o cumprimento de regras internamente é mais fácil quando existe uma cultura na organização social, sustentada no princípio de governança, que promove, também, uma boa conduta dos trabalhadores e parceiros. Estes são, aliás, ingredientes importantes para uma boa reputação. 
  4. Melhores oportunidades e valor no mercado: quando temos uma OSC credível, de confiança e com uma boa reputação e imagem, o valor no mercado aumenta e as oportunidades de sucesso são maiores, já que os riscos associados diminuem consideravelmente. 

Que princípios de governança a sua OSC deve adotar? 

Agora que você já sabe a importância e os benefícios de seguir o critério da Governança na sua organização social, deve estar se perguntando: como ele pode ser implementado? O conceito é complexo, mas vamos dividi-lo em 4 princípios fundamentais.
Explicamos cada um deles na lista abaixo: 

Equidade

Todos os stakeholders (funcionários, voluntários, parceiros, investidores, etc.) devem ser tratados de forma justa, não discriminatória e igual. Este princípio se aplica independentemente da sua função, posição ou nível de participação, tendo sempre em consideração os direitos, deveres e necessidades de cada pessoa. 

Transparência

Todas as partes interessadas devem ter acesso a informações relevantes de forma clara, verdadeira e completa. O princípio da transparência implica não só em compartilhar as informações financeiras requeridas por lei, mas todas aquelas relacionadas à gestão de negócios da OSC, tomadas de decisão e outros assuntos que possam interessar aos seus stakeholders. 

Responsabilidade Social

Embora este conceito esteja normalmente associado ao mundo empresarial, a responsabilidade social também deve ser aplicada às organizações sociais. É importante zelar pelo bom ambiente no trabalho e eliminar os efeitos negativos resultantes das ações da sua OSC (tanto a nível financeiro como, ambiental, social e humano), tornando o seu funcionamento o mais sustentável possível. 

Prestação de contas

Outro fator importante a se adotar é a prestação de contas, avaliação do impacto social e eficiência dos projetos realizados.
Já vimos que a disponibilização de informações financeiras e dos resultados das iniciativas da OSC dão credibilidade e confiança. Ela evita, ainda, possíveis riscos de acusações, escândalos ou atentados à reputação da sua organização social. 

Como pode começar a aplicar a Governança na organização social?

Pronto para introduzir o critério da Governança em organizações sociais como a sua? Então vamos lá! 

Para te ajudar, compilamos uma lista com tarefas fundamentais para realizar. Estas tarefas incluem, em sua maioria, questões relacionadas com o funcionamento interno da sua organização. Mas, além disso, focam também na disponibilização de informações e até em dicas para gerir as suas iniciativas de forma mais transparente e eficaz. 

São 7 pontos a focar:

  1. Criação de uma administração diversificada: é importante ter gestores com perfis e experiências de vida diversas. De acordo com um estudo da McKinsey, as organizações  com diversidade de gênero nas suas administrações têm 21% mais probabilidade de serem mais lucrativas e se tiverem diversidade étnica e cultural, esse valor aumenta para 33%.
  2. Restringir a autonomia dos administradores: a equipe deve gerir a OSCs de forma participativa e não concentrar o poder de decisão só na administração;
  3. Estabelecer regras e regulamentos internos: todos os funcionários da empresa devem estar cientes das regras a seguir, baseadas em práticas éticas, responsáveis e igualitárias;
  4. Investir em formações de liderança: é importante que todos os colaboradores com funções de gestão tenham formação adequada. Assim, podem orientar as suas decisões de acordo com as necessidades sociais, ambientais e financeiras da OSC.
  5. Auditorias internas: mesmo não sendo obrigados a fazê-lo, será muito importante realizar auditorias para entender em que aspectos estão falhando e precisam melhorar. Da mesma forma, esta é uma ferramenta de excelência para alcançarem a tão necessária transparência. 
  6. Comunicar e disponibilizar informações aos stakeholders: deve disponibilizar informações relevantes, mas também, comunicar essas práticas de transparência a todos aqueles que interagem com a OSC.
  7. Adoção de ferramentas que ajudem a organizar e gerir processos: ferramentas como as da esolidar (que ajudam na gestão de ações de aerrecadação de recursos) são uma boa opção. Elas funcionam de forma transparente e acessível a todos.

Sabia que criar parcerias com empresas na implementação de critérios ESG pode ser muito vantajoso para a sua OSC? Leia tudo sobre este assunto no nosso artigo.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami