ONGs que mudam o mundo

Plano de comunicação de impacto social: 9 passos para fazer

Sabia que um plano de comunicação de impacto social bem desenhado pode fazer a diferença no sucesso das ações do seu projeto?

Na verdade, planejar com antecedência todos os passos a seguir vão ajudá-lo a:

  • Comunicar da melhor forma com o seu público-alvo 
  • Criar campanhas mais eficientes, econômicas e impactantes;
  • Evitar perder tempo e recursos com processos de tentativa-erro;
  • Dar uma visão ampliada e a longo prazo sobre como deve posicionar seu projeto em termos de imagem e comunicação junto da sociedade, parceiros e outros stakeholders.

Um plano de comunicação funciona como uma bússola. Portanto, seu objetivo é guiar as suas iniciativas sociais no caminho certo para gerarem ainda mais impacto. Aprenda, neste artigo, a criar passo-a-passo o planejamento ideal para comunicar suas ações.

Como planejar a sua comunicação de impacto social?

Com tantas ferramentas digitais disponíveis para OSCs, é tentador começar a criar ações sem qualquer estratégia. Mas traçar um plano de comunicação deve ser o primeiro passo a tomar para o sucesso das suas iniciativas.
Comece por refletir sobre as ações que vai realizar, nos seus aspectos estratégicos, estruturais e no meio em que se inserem, assim como no seu público-alvo.

No caso de iniciativas socioambientais, o plano de comunicação de impacto social deve estar alinhado com a estratégia das ações e foco nos seus objetivos. 

Deve pensar, também, nas ferramentas que pode utilizar, mas focando-se apenas naquelas que fazem sentido para cada situação. Acredite: ter estratégia pode te garantir mais vantagens do que simplesmente utilizar o máximo de ferramentas disponíveis. Desta forma só vai dispersar a atenção do público e gastar mais recursos e tempo. 

Pondere sobre como o plano pode ajudar a sua OSC a atingir o impacto pretendido com estas iniciativas a curto, médio e a longo prazo.

Resumindo, as iniciativas de impacto social para organizações sociais devem ter um planejamento de comunicação diferenciado que deve estar:

  • Alinhado com a estratégia da iniciativa;
  • De acordo com as perspectivas econômicas e sociais do ambiente em que se inserem;
  • Familiar ao público alvo a quem se dirige;
  • Pautado em ferramentas que fazem sentido;
  • Pronto para mensurar o impacto gerado a curto, médio e longo prazo.

Com um plano delineado será mais fácil para todos os participantes (colaboradores da OSC, voluntários, parceiros, etc.) estarem alinhados e desenvolverem esforços para implementarem as medidas necessárias e cumprirem com o que foi definido.

Passo-a-Passo: Plano de Comunicação de impacto social para OSCs

Pronto para criar o seu plano de comunicação e gerar impacto social?

Veja, agora passo-a-passo como definir a sua estratégia. São 9 pontos essenciais aos quais deve se atentar:

1. Definir o público-alvo 

Como já mencionamos anteriormente, é importante conhecer o seu público-alvo. Para que a sua mensagem seja transmitida da melhor forma e tenha o efeito desejado, é necessário entender os seus hábitos, preferências, necessidades, etc. Só assim, vai poder personalizar as mensagens e destacá-las no meio de tanta informação.

2. Determinar os objetivos de comunicação

Qual o objetivo de comunicação para estas iniciativas? O que pretendem conseguir com as ações?  Por exemplo: conseguir mais voluntários; atrair ou  encantar apoiadores para a causa; gerar mais doações; conseguir mais parcerias, etc.

3. Definir as mensagens-chave

Este passo inclui definir o tom, imagens, cores e palavras-chave que devem ser utilizadas em todos os materiais que vão ser comunicados. Só assim será possível conseguir uma mensagem e imagem coerentes e alinhadas com os objetivos traçados. 

4. Mix de comunicação para divulgação (online e offline)

Para decidir que canais de comunicação deve utilizar, questione-se onde está o seu público e qual a melhor maneira de atingi-lo.

Para alguns perfis, pode ser mais vantajoso utilizar um vídeo ou publicar em redes sociais, enquanto para outros, será mais oportuno o envio de uma comunicação por email. Entenda que meios devem ser utilizados para chegar ao seu público-alvo, como pode dialogar com ele e que tipos de conteúdos vão funcionar melhor (exemplos: infográficos; vídeos; artigos no blog; publicações nas redes sociais; envio de email; tutorial; etc.).

É importante monitorar a estratégia ao longo do processo para entender se está funcionando ou se é necessário fazer alguns ajustes.

5. Ações de relacionamento/comunicação com os públicos

Para facilitar o relacionamento e comunicação com os públicos-alvo, crie uma Régua de Contatos e planeje ações que pode implementar para os vários momentos de interação. Atualmente, existem formas de integrar este tipo de comunicação com ferramentas como o MailChimp e enviar de forma automática para facilitar o processo.

Exemplos:

• Sistema: Agradecimento por participar no evento ou fazer uma doação; aniversário de parceria, material de prospecção e divulgação, pesquisas, etc.;

  • Informação: envio de newsletters semanais ou mensais, relatórios, etc.
  • Conteúdo: artigos no blog da OSC, redes sociais, (compartilhar o conteúdo gerado pela iniciativa);
  • Promoção de conhecimento: vídeos, webinars, depoimentos e casos sobre a causa da iniciativa;
  • Encantamento: envio de oferta de aniversário, encontros, homenagens e outros eventos especiais, que possam ser utilizados para promover a iniciativa;
  • Oportunidade: ações em dias especiais (Dia da Mãe, Dia das Crianças, Dia do Pai, Natal, etc.),
  • Captação: retenção, prospeção, etc.

6. Criar um plano de ação

Este é o momento de criar um plano com todas as ações necessárias para implementar a comunicação que foi definida para alcançar os objetivos estabelecidos, indicar prazos e estipular os responsáveis por cada ação. 

7. Orçamentar os custos do plano 

No orçamento, devem estar definidos todos os custos envolvidos na implementação das ações de comunicação estabelecidas no plano. 

8. Criar um cronograma

Neste momento, é preciso criar um cronograma faseado, com todas as ações que devem ser implementadas ao longo do tempo. Com esta ferramenta, será mais fácil cumprir tudo o que é necessário e respeitar o orçamento, já que é uma forma rápida dos colaboradores da iniciativa compreenderem as suas responsabilidades e prazos. 

9. Medição de resultado

Só conseguimos avaliar se uma campanha de comunicação é bem-sucedida quando avaliamos o seu impacto e entendemos se os objetivos estabelecidos foram alcançados. 

Por isso mesmo, antes de colocar o plano em ação, deve-se definir formas de medir os resultados, tendo em conta as metas que pretendem alcançar com a campanha (exemplo: número de voluntários que se inscreveram na iniciativa; número de pessoas que interagiram com os posts nas redes sociais; número de pessoas que responderam ao questionário; etc.). 

Dicas que ajudam no sucesso do plano de comunicação de impacto social

Agora que conhece todos os passos para criar o seu plano de comunicação, deixamos algumas dicas para torná-lo ainda mais eficaz e obter ainda mais impacto com as suas iniciativas:

Contrate uma assessoria de imprensa para aumentar a exposição 

Ter uma assessoria de imprensa pode ajudar a sua comunicação a ter um maior e melhor alcance. Estas agências têm um conhecimento especializado na área e contatos privilegiados com a imprensa, que podem ajudar a sua campanha a ter mais exposição nos meios de comunicação.

Alinhe a sua comunicação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS, criados pela ONU, definem as prioridades e estabelecem um conjunto de metas a atingir por um mundo mais sustentável até 2030, através de uma mobilização global de governos, empresas e sociedade civil. Alinhar a sua comunicação a estas metas é tornar-se parte da solução. Assim, vai conseguir enquadrar os seus objetivos em um conjunto de ações e linguagem comuns e ter uma comunicação mais consistente e eficaz com os stakeholders a respeito do impacto e desempenho da sua OSC. 

Utilize ferramentas digitais que promovem o envolvimento dos participantes

Para promover o diálogo, a troca de ideias e facilitar a comunicação e o envolvimento com a iniciativa de forma interna, sua OSC pode utilizar várias ferramentas digitais de comunicação, como o Slack (aplicativo de mensagens vocacionada para empresas); redes sociais corporativas (como o Workplace do Facebook) ou ferramentas tecnológicas que ajudam na arrecadação de recursos (como a esolidar, onde pode criar leilões solidários, campanhas de crowdunfing ou vender no marketplace), que tornam mais fácil a comunicação das ações, já que direcionam o público para um só local.

Gostou deste artigo? Temos mais dicas para você! Se quer aprender novas formas de divulgar as suas iniciativas de impacto social durante a após a pandemia, leia o nosso artigo sobre esse tema!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami