transformação-digital-impacto-social
Empresas que fazem a diferença

Transformação digital e impacto social: como convergir?

Sua empresa já está atenta às duas grandes tendências do momento? Transformação digital e impacto social podem parecer demandas que seguem caminhos distintos, mas a verdade é que podem ser combinadas para alcançar sua potencialidade. 

De acordo com um levantamento feito pelo portal Capterra, 95% das empresas brasileiras afirmam que já começaram o processo de transformação digital. A análise ganha um contorno ainda mais interessante quando conectamos este resultado à pesquisa da Aberje, apresentada pela revista Nós, que mostra que 91% das empresas possuem programas de Responsabilidade Social Empresarial formais

Sua empresa percebe a oportunidade de conectar as duas frentes e potencializar o alcance da tecnologia que transforma? Se sua resposta foi não, não se preocupe. Vamos conversar sobre isso (e muito mais) no artigo de hoje. 

Um novo olhar sobre a transformação digital e o impacto social

Muito embora a ideia de transformação digital seja antiga (seu boom inicial aconteceu no início dos anos 2000 e ganhou ainda mais força em 2011, com o surgimento do termo Indústria 4.0), as restrições impostas pela pandemia trouxeram um novo olhar sobre o tema. Empresas e empreendedores foram impulsionados a buscarem recursos tecnológicos e digitais para fazer aquilo que, em outro momento, era feito presencialmente — de reuniões de equipe a ações de impacto social. 

Este mesmo cenário pandêmico também chamou a atenção do mundo sobre outros problemas que vinham sendo alimentados em escala global, tais como a escassez de recursos naturais e a necessidade crescente de criar sistemas e processos colaborativos e econômicos — bons para o mundo, bons para a empresa. 

Nesse sentido, e mais uma vez, a tecnologia tem destaque. Pesquisas, como esta, da Accenture, mostram que empresas que se reposicionaram durante a pandemia e adotaram uma estratégia definida de investimentos em tecnologia tiveram aumento de receita cinco vezes mais rápido do que as concorrentes. 

A tecnologia como aliada: como a transformação digital revoluciona as empresas de dentro para fora (e vice-versa)? 

A verdade é que empresas que se abrem a novas possibilidades tecnológicas estão, também, mais próximas de vivenciarem a cultura da inovação na prática. Esta, por sua vez, é um importante driver para mudanças internas e externas que gerem impactos positivos. 

A seguir, pontuamos alguns dos benefícios da transformação digital nos negócios. Também mostramos como estes cenários contribuem para o desenvolvimento de iniciativas que transformam o negócio. 

1. Comunicação ampla e contínua

Uma das características-chave da transformação digital é seu processo cíclico de desenvolvimento de soluções que aproximem indivíduos. Hoje em dia, podemos citar uma infinidade de canais e ferramentas que tem, como objetivo principal, promover a comunicação interna e externa de forma ágil e independente da distância física, como:

  • redes sociais;
  • chatbots;
  • e-mails automáticos;
  • apps de comunicação;
  • murais sociais (rede social interna contributiva e colaborativa da plataforma esolidar)

2. Cadeias de suprimentos otimizadas

Não ter controle em tempo real sobre os processos nas empresas leva, via de regra, ao desperdício de recursos — financeiros, materiais e ambientais. 

Com a ajuda de sistemas de tecnologia (tais como o ERP – Enterprise Resource Planning), as empresas conseguem integrar todos as suas etapas produtivas, visualizando a cadeia de suprimentos com muito mais clareza e controle. 

O uso de tecnologias no processo produtivo é fundamental, por exemplo, para ajudar a indústria da moda a repensar seus processos — historicamente conhecidos por serem nocivos ao ambiente —  e reduzir o impacto que geram no médio e longo prazo.  

3. Padrões elevados de inovação

Empresas baseadas em tecnologia (como as startups) tendem a enxergar a inovação como um impulsionador natural para a evolução dos negócios. Isso acontece porque sistemas e dispositivos digitais são janelas abertas a um mundo de possibilidades de otimização de processos, cadeias, estratégias e de caminhos para gerar impacto e, nestes modelos de negócio, já fazem parte de seu DNA.

Este é o movimento que as grandes empresas devem fazer: adotar soluções tecnológicas, incorporar a cultura de inovação a partir da observação destes sistemas. Assim, permitem que toda a equipe interna (e stakeholders) abra a mente para pensar “além da caixa”. Isso possibilita a proposição de novas formas de enxergar a empresa enquanto organização e enquanto agente de transformação (de comunidades, de processos, de tendências…). 

4. Novas oportunidades de conexão com a comunidade

A soma de todos os tópicos anteriores leva a esta conclusão: a transformação digital é uma alternativa eficaz para conectar a empresa à comunidade do entorno.

Ao adotar ferramentas ágeis de comunicação (como os chatbots, por exemplo, que recebem mensagens a qualquer dia e horário e endereçam respostas de forma automatizada e imediata), as empresas se mantêm em constante disposição para dialogar com os indivíduos. 

Quando otimiza sua cadeia de suprimentos, a empresa consegue identificar oportunidades de estimular os negócios locais. Isso acontece por meio de parcerias com fornecedores da região e da manutenção de seu fornecimento de matéria-prima dentro da comunidade em que habita. 

Transformação digital e impacto social: mudanças positivas em escala 

Viu só como é possível pensar em transformação digital e impacto social como partes de uma só estratégia? A verdade é que há um denominador comum entre as agendas de impacto (como os indicadores ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS) e a tecnologia: todos eles têm, como objetivo principal, promover mudanças positivas em escala global a partir da adoção de práticas locais

É essencial, no entanto, que as empresas reconheçam o seu papel nessa jornada. As tecnologias se desenvolvem em ritmo acelerado. O mercado borbulha soluções que podem otimizar rotinas internas e ainda promover transformações sociais nas comunidades em que a empresa atua. 

Porém, a conexão entre transformação digital e impacto social nas empresas só acontece quando estas se abrem às oportunidades. 

Dessa forma, nossa dica é: movimentem-se no sentido de buscar e incorporar soluções que as ajudem, de fato, a gerenciar o impacto social e suas ações de RSE em maior escala, na mesma medida em que simplificam processos internos de gestão de pessoas e engajamento de equipes — como a esolidar! Agora que terminou a leitura deste artigo, que tal entender, com exemplos reais, como usar a tecnologia para gerar impacto social?

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami