transformação-digital-para-oscs
ONGs que mudam o mundo

Como a Transformação Digital pode ajudar a sua OSC?

A pandemia criou uma oportunidade para as Organizações da Sociedade Civil transformarem a forma como operam e se organizam. A necessidade em trabalhar remotamente utilizando ferramentas digitais tornou as equipes mais receptivas a mudanças. Além disso, criou um momento ideal para a transformação digital ocorrer no setor solidário. 

A sua OSC está se adaptando às mudanças (cada vez mais rápidas) da sociedade? Aderir à transformação digital não é só uma forma de responder às necessidades do setor. Também deve ser uma prioridade para maximizar o impacto da sua missão e conseguir melhores resultados a longo prazo. 

Quer saber mais sobre este conceito de futuro e entender como pode ajudar a sua OSC a melhorar o seu desempenho? Explicamos tudo neste artigo!

O que é a Transformação Digital?

Você com certeza já ouviu falar de transformação digital. Este conceito refere-se, de forma resumida, a uma reestruturação de estratégias e processos, a longo prazo, para melhorar a produtividade de uma empresa ou organização, utilizando a tecnologia como principal motor.

Mas não se baseia apenas na inclusão de uma cultura digital na sua organização social. Este é um processo disruptivo, com alterações na estrutura da organização. Além disso, procura mudar, também, a forma como a OSC pensa estrategicamente para conseguir ser mais eficaz, poupar recursos e realizar tarefas de forma mais rápida e eficiente.

No setor privado, a transformação digital já começou a dar cartas há cerca de 10 anos, quando surgiu o armazenamento em nuvem e as soluções SaaS. Esta transformação é tão vantajosa que o The World Economic Forum, estima que, até 2025, as maiores indústrias que transformam digitalmente vão criar mais de 100 trilhões de dólares em novas formas de gerar valor e novas oportunidades econômicas.

Como incorporar a transformação digital?

Mudar esta realidade é crucial para poder elevar a qualidade dos serviços fornecidos e cumprir a missão social da organização da melhor forma. Começar agora esta transformação digital vai criar a infraestrutura necessária e eficiência operacional para melhorar o impacto social da sua OSC. 

Não podemos nos esquecer de que a transformação digital ocorre também na sociedade, onde o acesso e volume de informação disponível é muito maior e mais rápido e o nível de exigência das pessoas está, também, mais elevado. Segundo a Fast Company, a geração Z, que representa 40% dos consumidores atuais, já cresceu no meio desta transformação, utilizando dispositivos digitais, e espera que os demais setores também utilizem a tecnologia em suas operações.

5 domínios em que a Transformação Digital atua

Segundo o especialista em estratégia digital David L. Rogers, existem 5 domínios estratégicos em que as tecnologias digitais atuam que ajudam a melhorar o desempenho das empresas. Neste artigo, adaptamos estes cinco domínios à realidade das OSCs e mostramos como a transformação digital pode fazer a diferença na sua organização social:

1. Público

Com a tecnologia digital, é possível conhecer melhor o perfil do seu público, segmentá-lo e personalizar a forma como se comunica para conseguir respostas às suas necessidades de voluntariado, doações, etc.

Com acesso a dados sobre o comportamento de quem o segue nas redes sociais ou visita o seu website, você pode definir estratégias mais eficazes para fidelizar e encantar os apoiadores, conseguir mais exposição para a sua causa e chegar a quem precisa para obter financiamentos e parcerias.

Da mesma forma, é possível monitorar as redes sociais para ver o que dizem da sua OSC e entender o que deve ser melhorado. Através da criação de comunidades e grupos, você pode, ainda, manter um contato mais direto com o seu público e coletar ideias e feedback que podem ajudá-lo a trilhar melhor o caminho que deve seguir.

Com a tecnologia digital, também, pode melhorar a sua resposta aos doadores e voluntários da instituição, através de chatbots, aplicativos e envio automático de e-mail marketing.

2. Competição

As OSCs sempre competiram por financiamentos e doações. Se antes os rivais eram organizações sociais com causas iguais ou semelhantes, com a nova era digital, as fronteiras tornam-se mais fluidas. Agora, a competição pode vir de todos os setores da sociedade. 

Com o acesso à tecnologia e maior facilidade em implementar processos, as organizações sociais, empresas do setor privado e até indivíduos podem criar campanhas de arrecadação de recursos ou organizar grupos de voluntários para ajudar uma determinada causa (por exemplo, em sites de crowdfunding).

Esta pode ser uma ótima oportunidade para a sua OSC converter concorrentes em parceiros e aliar-se a essas empresas e pessoas para canalizar os esforços das campanhas para a sua causa.

Muitas vezes, o objetivo destas iniciativas é ajudar um problema social, independentemente de quem recebe a ajuda. Uma parceria com uma OSC pode até conferir maior confiança e urgência a uma campanha, com a confiança que a ajuda irá, de fato, acontecer.

No fundo, a tecnologia serve como um meio poderoso de conseguir mais oportunidades e visibilidade.

3. Dados

As OSCs recolhem, produzem, geram e usam um número gigantesco de dados, diariamente. 

Esses dados, na maioria das vezes, eram descartados ou compilados em arquivos para ajudar em tomadas de decisão. 

Com a transformação digital, os dados passam por ferramentas analíticas de “big data” que coletam dados e permitem que as OSCs descubram novos padrões de comportamento, façam novos tipos de previsões e criem novas fontes de valor para o seu trabalho. 

Assim, os dados deixam de ser apenas informação e tornam-se em ativos estratégicos que vão ajudar a diferenciar a OSC da concorrência e permitir a otimização de todos os setores da organização, para um futuro, a longo prazo, ainda mais bem-sucedido. 

Como as ferramentas digitais trabalham de forma integrada e rápida, é, ainda, possível acompanhar em tempo real as mudanças de comportamento na sociedade. Isso vai permitir à sua OSC adaptar respostas e atividades à medida que novas necessidades surjam, mantendo o seu serviço atual e relevante para o momento. 

4. Inovação

O quarto domínio é a inovação. Rogers caracteriza a inovação como “o processo pelo qual novas ideias são desenvolvidas, testadas e lançadas no mercado”.

Antes a inovação era muitas vezes empírica, baseada em ideias para serviços e iniciativas que se imaginavam corresponder ao que o público desejava. Infelizmente, podiam acabar em fracasso ou pouca adesão. 

Realizar testes antes de implementar as ideias era difícil e custoso. No setor solidário, gastar dinheiro em erros não é uma opção, já que as OSC estão sob forte pressão da sociedade, que não vê com bons olhos o desperdício de orçamentos para causas sociais.

Com a transformação digital, a inovação é baseada numa aprendizagem contínua. É possível testar rapidamente ideias junto de amostras de público para entender, desde o início do processo, se é necessário ajustá-las ou é melhor seguir um novo caminho. 

As novas ideias podem ser testadas várias vezes e as decisões podem ser tomadas de forma mais consciente e informada, com a ajuda das conclusões e dados das experiências, num processo rápido, que minimiza a possibilidade de fracasso e oferece lições valiosas para o desempenho futuro da organização social. 

5. Valor

O último domínio é o valor que a OSC entrega ao seu público. Se antes a proposta de valor era constante e duradoura, e mantinha-se inalterada mesmo com a mudança de estratégias na comunicação e nas operações, nesta era de transformação digital, as mudanças ocorrem mais rapidamente. 

As organizações sociais devem evoluir de forma continuada e utilizar a tecnologia disponível para melhorar a sua proposta de valor. Só assim, vão conseguir dar resposta às exigências da sociedade e conseguir antecipar e aproveitar as oportunidades que surgem para um maior proveito da causa que defendem. 

Como a Transformação Digital pode ajudar a sua OSC?

A transformação digital é mais do que apenas uma modernização da tecnologia. É uma forma de relacionar pessoas, processos e tecnologia para melhorar o desempenho da sua OSC, inovar para ajudar mais pessoas e conseguir um nível maior de transparência e confiança junto dos seus stakeholders e da sociedade em geral.  

Compilamos uma lista com as vantagens que a implementação de tecnologia pode proporcionar à sua OSC:

  • Comunicação mais rápida e eficiente junto da equipe, stakeholders e público;
  • Automação de tarefas manuais (redução de custos e erros humanos);
  • Maior transparência;
  • Tomadas de decisão baseadas em dados e análises em tempo real;
  • Maior segurança dos dados recolhidos e produzidos;
  • Maior produtividade que tornam todos os programas sem fins lucrativos mais eficientes e eficazes;
  • Comunicação direta com o público, através de vários canais digitais;
  • Melhoramento do processo de recolha e gestão de dados da OSC para facilitar a análise do seu desempenho e mudanças estratégicas, quando necessário;
  • Aumento do impacto das suas iniciativas;
  • Acesso mais fácil e segmentado a informação arquivada da OSC;
  • Possibilidade de agir rapidamente em intervenções urgentes;
  • Auscultação e monitorização de opiniões sobre a organização social;
  • Diversificação de meios para captar recursos e transformar realidades.

Acima de tudo, a transformação digital ajuda as organizações sociais a aumentarem o seu impacto na sociedade e construir uma estratégia digital para ajudar a sua missão tanto hoje, como no futuro. 

Ferramentas esolidar: a tecnologia a serviço das OSCs

Já conhece a esolidar? Nossa plataforma tem ferramentas digitais que permitem às OSCs criar e gerir campanhas de captação de recursos, por meio de crowdfundings, leilões solidários e venda de produtos em marketplace. 

Para além disso, você pode acompanhar o desempenho das suas iniciativas para entender como é possível melhorar e atingir um maior impacto social. 

Você também pode solicitar apoio corporativo e indicar necessidades de bens, serviços e voluntariado ou candidatar-se a Programas de Aceleração de Impacto Social. Assim, cria sinergias com empresas e comunidades, eleva a sua causa e transforma realidades.

Está pronto para iniciar uma transformação digital na sua OSC?

Dê o primeiro passo! Cadastre a sua organização na plataforma esolidar e comece já a utilizar as ferramentas digitais para aumentar a visibilidade da sua causa e gerar impacto na sociedade.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami