estrategia-de-saida-negócios-de-impacto
Empresas que fazem a diferença

Estratégia de saída de negócios de impacto: como assegurar a sustentabilidade dos projetos apoiados?

Sua empresa investe em projetos considerando a estratégia de saída de negócios de impacto? Para muitas corporações, a resposta é não. Pensar no “pós-projeto de impacto social” não é um hábito comum a todas as empresas, mas pode representar um grande diferencial na sustentabilidade da iniciativa apoiada no longo prazo. 

No artigo de hoje, falamos sobre a estratégia de saída e pontuamos 5 caminhos para estabelecer relacionamentos saudáveis com os parceiros e encerrar agendas com sucesso. 

O que é estratégia de saída em negócios de impacto?

Estratégia de saída em negócios de impacto é o nome dado ao processo de retirada de um investimento ou parceria de um projeto apoiado ou o encerramento de ações de responsabilidade social empresarial recorrentes. 

Em negócios de impacto social, é essencial que a estratégia de saída envolva o respeito ao relacionamento construído entre o investidor/doador/parceiro e os integrantes do projeto. Além disso, o movimento deve pressupor a sustentabilidade da iniciativa mesmo após o fim da parceria. 

Mas por que a sua empresa deve focar na estratégia de saída das ações de impacto social? Sabemos que, em geral, as organizações focam no processo, mais do que no planejamento das parcerias. Entretanto, este não é o caminho mais indicado, pois pode ocasionar rupturas na relação e até mesmo a descontinuidade do projeto apoiado. 

Continue a leitura e descubra como desenhar sua estratégia de saída a seguir. 

Por que a estratégia de saída é tão importante quanto a parceria com um projeto social? 

Legado. Se a sua empresa se compromete com as ações de impacto positivo realizadas, você certamente já ouviu essa palavra no contexto corporativo. 

Em geral, investidores de impacto ou empresas que apoiam projetos sociais investem em iniciativas com o objetivo de criar resultados positivos no longo prazo. É a tão sonhada sustentabilidade, que deve ser assegurada mesmo após a saída da organização. 

Esta preocupação, aliás, é o que diferencia investidores de impacto de investidores convencionais. Os últimos focam no retorno financeiro e tratam suas estratégias de saída como um “ponto final” no relacionamento com as iniciativas apoiadas. 

É claro que, da mesma forma, os investidores de impacto (ou empresas) se preocupam com o retorno financeiro atrelado às suas ações de RSE. Esta, aliás, é a premissa básica do conceito de Valor Compartilhado, que pressupõe a aliança sustentável entre lucro e propósito. Entretanto, o legado deixado nos projetos após o encerramento da relação é um elemento de destaque, e reforça a importância de se desenhar estratégias de saída de maneira cuidadosa. 

A seguir, você começa a entender, na prática, como desenhar suas estratégias de saída. Além disso, descobre como assegurar a sustentabilidade das iniciativas de impacto social apoiadas pela empresa. 

Por que as parcerias terminam? O início da reflexão

Antes de falarmos sobre o desenho de uma estratégia de saída, vamos refletir um pouco sobre as razões pelas quais o momento de deixar um projeto chega. É preciso mapear aqueles com as quais a sua organização mais se identifica e, a partir daí, trabalhar caminhos para suavizar a partida e garantir a permanência da iniciativa. 

De acordo com a publicação GrantCraft, “Estratégias de Saída: finalizando programas e investindo em relacionamentos”, parcerias entre empresas e projetos sociais terminam quando: 

  • os objetivos da empresa, enquanto investidora, são realizados; 
  • há uma reorientação estratégica no negócio;
  • ocorrem reduções de verbas imprevistas com antecedência; 
  • há um colapso no relacionamento da parceria (provocado por incompatibilidades entre os atores envolvidos);;
  • motivos externos, como crises ou desastres naturais, demandam um reposicionamento da marca.

O que fazer para executar uma estratégia de saída cuidadosa nestes casos? Contamos no próximo tópico. 

Como criar uma boa estratégia de saída de negócios de impacto? 

É importante termos em mente que cada relação de parceria existe com características e termos próprios. Por isso, é difícil desenhar uma “receita de bolo” para a estratégia de saída. 

No entanto, apesar das singularidades, conseguimos elencar alguns pontos que ajudam a estabelecer relacionamentos saudáveis e promissores entre empresas e iniciativas de impacto social. Assim, facilitamos o momento de desligamento entre as partes. Confira. 

1. Pense na sustentabilidade do projeto apoiado desde o início da parceria

Fins de parceria não-planejados costumam trazer muitas surpresas. Afinal, geralmente há mais em jogo em uma parceria de impacto do que um investimento financeiro. Há similaridades ideológicas, expectativas criadas coletivamente e, principalmente, o senso de responsabilidade atrelado à empresa.

Para evitar que o fim de uma parceria seja doloroso em diversos aspectos, o segredo é pensar na sustentabilidade da iniciativa a longo prazo desde o início da parceria. Incluir treinamentos e capacitações voltados a habilidades operacionais que possam ajudar na manutenção do negócio é uma boa dica. 

2. Estabeleça prazos e etapas de trabalho junto ao projeto apoiado

Um bom caminho para inserir a ideia da estratégia de saída ao longo da execução do projeto é segmentá-lo em fases. Cada fase deve ter um objetivo e prazos atrelados ao seu cumprimento. Dessa maneira, empresas e organizações sociais ou projetos trabalham de forma orientada, entendendo de onde partiram e onde precisam chegar. 

A consciência sobre o projeto como um todo é um caminho para tornar o momento do encerramento da agenda de apoio pela empresa menos brusco. 

3. Mantenha a comunicação ativa durante todo o processo

É essencial que o diálogo faça parte do processo de parceria. Porém, lembre-se: embora o término da participação da empresa deva fazer parte das pautas, ele não deve ser o único assunto tratado entre empresa e organização social. 

Crie reuniões periódicas que estimulem a troca e a cocriação., Faça da sua empresa um ponto de referência para a construção coletiva ao longo do projeto. 

4. Crie um legado que vá além do valor financeiro…

O resultado de uma relação de troca e crescimento mútuo não poderia ser outro, senão o legado que vai além do valor financeiro. 

Empresas que se dedicam a trocar experiências (o que pode ser feito com o voluntariado de competências) e contribuir verdadeiramente para o desenvolvimento do projeto apoiado, em geral, passam por suas estratégias de saída com menos dificuldades do que aqueles que limitam sua participação nas iniciativas ao aporte financeiro. 

5. …mas utilize estratégias que ajudem a gerar renda para o projeto

Não se deve limitar a participação de uma empresa em um projeto social ou iniciativa de impacto ao investimento financeiro.

Entretanto, parte de uma boa estratégia de saída é a busca por caminhos que ajudem a trazer sustentabilidade ao negócio no curto e médio prazo após o encerramento da parceria.

Programa de Aceleração de Impacto Social: desenvolva projetos sustentáveis e garanta boas estratégias de saída 

Quer conhecer um caminho efetivo para assegurar a sustentabilidade dos projetos apoiados pela sua empresa mesmo após a parceria? Que tal explorar o modelo dos Programas de Aceleração de Negócios de Impacto? 

Com a estratégia, sua empresa:

  • capta projetos que tenham fit com a empresa;
  • envolve os colaboradores em uma jornada de capacitações e crescimento coletivo (que beneficia a empresa e a comunidade apoiada);
  • desenvolve competências;
  • prepara os projetos para um novo nível de maturidade;
  • pode utilizar ferramentas virtuais de captação de recursos para ajudar na viabilização dos negócios no curto/médio prazo após a aplicação da estratégia de saída. 

Em nosso Guia para a implantação do Programa de Aceleração de Impacto Social, você entende como funciona este completo programa, que pode ser inteiramente gerenciado na plataforma esolidar!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami