indicadores-impacto-social-corporativo
Empresas que fazem a diferença

Indicadores de impacto social corporativo: gerencie suas ações

O relatório global da Deloitte “Tendências Globais de Capital Humano de 2019” revelou que, pela primeira vez, os CEOs identificaram o impacto social como o principal fator de sucesso em uma performance anual.

Hoje, dizemos que o impacto social é um imperativo corporativo. Corporações que não se preocupam com o seu legado no mundo vão perdendo, aos poucos, sua relevância no mercado, sob o ponto de vista de investidores e consumidores. 

Para driblar essa perspectiva, a saída é olhar para as ações com um olhar estratégico. Entender os resultados gerados e criar uma cultura de mensuração do impacto social nas empresas é a tendência que a sua organização precisa seguir. 

E nós vamos te ajudar com isso ao longo deste artigo.

Aqui está o seu resumo da leitura de hoje:

  • Escolher os melhores indicadores de impacto social corporativo é desafiador. É comum que as empresas cometam erros e se esqueçam de avaliar o processo ou deixem de observar a ação sob o ponto de vista do negócio; 
  • Existem diversas metodologias de mensuração de impacto social, com base em ODS, indicadores ESG, Relatórios de Sustentabilidade etc. O segredo é entender quais delas funcionam para o seu modelo de atuação e, a partir daí, criar a sua própria tabela de desempenho;
  • É possível ir além e usar a tecnologia como aliada no processo de mensuração, adotando ferramentas de gerenciamento de impacto que entregam relatórios completos ao longo das ações realizadas. 

Os desafios de mensurar o impacto social corporativo

Independentemente do estágio de maturidade para o impacto social no qual a sua empresa se encontra, mensurar resultados e analisar a efetividade das ações executadas é um desafio. 

Apostar fichas em indicadores de impacto social que não revelam a essência dos projetos é um dos erros mais comuns. Mas não é o único. 

A seguir, separamos alguns dos obstáculos enfrentados pelas empresas ao tentarem estabelecer parâmetros para avaliar seu impacto e a efetividade de suas ações de responsabilidade social empresarial

  • Mensurar somente os resultados, ignorando os processos; 
  • Informar sobre os processos, mas não medir os resultados;
  • Não estabelecer a correlação das ações com o valor comercial agregado à empresa; 
  • Usar indicadores exclusivamente sociais, ignorando os aspectos estratégicos do negócio;
  • Realizar ações do início ao fim e, só após sua conclusão, começar a pensar em indicadores de mensuração. 

Se a sua empresa vivencia alguma dessas dores, não se preocupe. No próximo tópico, falaremos sobre os principais indicadores de impacto social corporativo, e daremos boas dicas para encontrar um formato de avaliação que se encaixe em seu modelo de negócio. 

Indicadores de impacto social corporativo: caminhos para gerenciar sua estratégia 

Conheça a seguir os principais indicadores de impacto social corporativo e escolha os melhores caminhos para gerenciar a sua estratégia. 

1. Indicadores ESG (via PRI)

A pauta ESG está em alta no segmento corporativo. É praticamente impossível navegar por sites de notícia e não encontrar uma menção ao termo, que reúne as iniciais dos termos Ambiental (Environmental, em inglês), Social e de Governança. 

Isso significa que os critérios de ESG ganharam, enfim, a atenção das empresas. Investidores e consumidores já sinalizaram que darão preferência a organizações que executem suas ações com base nas demandas do ESG — e, sobretudo, que saibam como apresentar seus resultados. 

Para quem busca caminhos para mensurar o impacto de ESG no negócio, o PRI pode ser uma alternativa interessante. 

PRI é a abreviação de Principles for Responsible Investment (Princípios para o Investimento Responsável). O objetivo da iniciativa é compreender as implicações do investimento sobre temas ambientais, sociais e de governança, além de oferecer suporte para os signatários na integração desses temas com suas decisões de investimento.

Para tal, o sistema é segmentado em 6 princípios, que ajudam a formalizar e a direcionar os esforços para o investimento responsável: 

  1. incorporação de temas ESG às análises de investimento e aos processos de tomada de decisão;
  2. proatividade e incorporação de temas ESG às políticas e práticas de propriedade de ativos.
  3. busca por fazer com que as entidades nas quais a empresa investe divulguem suas ações relacionadas a ESG;
  4. promoção da aceitação e implementação dos princípios dentro do setor do investimento;
  5. trabalho com união para ampliar a eficácia na implementação dos 6 princípios; 
  6. divulgação de relatórios sobre atividades e progressos da implementação dos princípios. 

Conheça mais detalhes da estrutura de funcionamento do PRI aqui.

2. Cumprimento dos ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável têm a proposta de serem um guia para a implementação de ações e a adoção de comportamentos que conduzem à reversão de vulnerabilidades e à criação de um planeta sustentável. 

Empresas que se comprometem com ODS têm a oportunidade de utilizar as 169 metas, segmentadas entre os 17 objetivos, para mensurar e avaliar o impacto de suas ações corporativas. 

Quer entender como aplicar os ODS na empresa ou mesmo atualizar sua metodologia? Leia nosso e-book gratuito “Guia da aplicação dos ODS na empresa”. Basta preencher o formulário e acessar! 

3. Avaliação de impacto B

Criado pelo Sistema B, a mesma entidade responsável pela certificação B Corp, a Avaliação de Impacto B ajuda, de forma didática, a: 

  • compreender o impacto social gerado pela empresa;
  •  identificar pontos de melhoria com base na comparação com os resultados de outras organizações;
  • estruturar ações para mitigar as demandas dos pontos de vista interno e externo.

4. Padrões da GRI (Global Reporting Initiative)

Os padrões GRI são utilizados principalmente para orientar e padronizar a apresentação de resultados em Relatórios de Sustentabilidade. 

As normas estabelecidas pela instituição ajudam a apontar boas práticas globais para a comunicação de impactos econômicos, ambientais e sociais promovidos pelas empresas.

5. Indicadores Ethos

No sentido de ajudar as empresas a gerenciarem suas ações de RSE, o Instituto Ethos criou os Indicadores Ethos

A ferramenta digital é estruturada por meio de um questionário que ajuda na compreensão do autodiagnóstico da gestão da empresa e de um sistema de preenchimento on-line que gera relatórios de performance em impacto social.

Tabelas de desempenho: personalize seus indicadores de impacto social

Para obter resultados e mensurar o impacto social na empresa de forma personalizada, a recomendação é criar sua própria tabela de desempenho a partir de indicadores específicos para as ações. 

Neste caso, as etapas fundamentais para o processo são: 

  • Determinar suas perguntas-chave: o que você quer ver respondido? “Qual o impacto gerado com a ação X no âmbito Y da organização?” “O investimento na ação X vale a pena?” são alguns dos exemplos possíveis.
  • Listar os fatores de maior impacto da ação: como a ação de impacto social reflete na diferenciação da marca? Há percepções desse valor na atração e retenção de talentos? Os esforços propostos ajudam a estimular a inovação na empresa? Geram eficiência operacional? Estes são alguns dos pontos que podem ser levados em conta na construção da tabela. 
  • Determine os indicadores adequados: lembre-se de gerar indicadores que ajudem a ter uma percepção sobre todo o processo, não apenas sobre o resultado (por exemplo: para avaliar o impacto de uma ação na percepção da marca, estruture indicadores de avaliação ao longo do tempo, e não apenas no início e no fim da ação).

Facilite seu trabalho com a ajuda da tecnologia de impacto social

Além de facilitar a gestão da transformação nas empresas, a tecnologia para impacto social também cumpre um papel importante: o de fornecer dados valiosos sobre a performance das ações realizadas. 

Este processo, realizado automaticamente, traz celeridade, consistência e constância às avaliações de impacto nas empresas. Tudo isso de forma simples e acessível a poucos cliques. 

Na esolidar, você acessa relatórios gerados a partir das iniciativas realizadas na plataforma. Além de gerenciar seu impacto social de forma integral em uma só interface, nossa ferramenta também te ajuda a gerir informações e resultados sobre as iniciativas da empresa. Gostou? Quer incorporar a tecnologia esolidar à rotina da sua organização? Então entre em contato com o nosso time comercial e agende uma conversa!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami