empreendedorismo-social
Empresas que fazem a diferença

Empreendedorismo Social: o que sua empresa ganha ao fortalecer o movimento?

A ideia de empreendedorismo social há muito deixou de ser uma “promessa” para um futuro mais sustentável. Hoje, e cada vez mais, ela faz parte da realidade de cidadãos dispostos a solucionar demandas da sociedade de maneira inovadora e rentável. 

Aliás, de acordo com o relatório Two Decades of Impact, apresentado pela Fundação Schwab no Fórum Econômico de Davos, projetos de empreendedorismo social já impactaram positivamente mais de 622 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Para as grandes organizações, o empreendedorismo social é um caminho que leva diretamente à geração de valor compartilhado. Ou seja, na medida em que os ideais de lucro e propósito se encontram, faz muito sentido para as empresas encontrar maneiras de se engajar e de criar relações perenes com as iniciativas que podem definir o futuro da economia de impacto. 

Continue a sua leitura para refletir com mais detalhes sobre: 

  • Conceito de empreendedorismo social e principais características deste modelo de negócio;
  • O estado do empreendedorismo social no Brasil;
  • O papel da sua empresa no fomento de iniciativas de impacto social (e as consequências positivas que este apoio traz ao negócio). 

O que é empreendedorismo social? 

Definimos como empreendedorismo social aquele modelo de negócio que gera lucro, mas que se orienta essencialmente pelo propósito de solucionar demandas econômicas e socioambientais não atendidas pelo mercado

A geração de lucro é, inclusive, o principal ponto de diferenciação entre um empreendimento social e uma ONG. O primeiro é formalmente constituído como uma empresa, e sustenta sua subsistência com a venda de produtos ou serviços. Já a segunda tem, como modus operandi para seu sistema gerencial, a captação de recursos via doações ou trabalhos voluntários. 

Quando levamos o conceito para a esfera organizacional, mais uma confusão comum. Empreendedorismo social e responsabilidade social empresarial também são propostas distintas, e precisam ser tratados como tal. 

O conceito de RSE está ligado a ações promovidas pela organização para promover benefícios e auxílios de forma pontual, como em campanhas do agasalho, entregas de cestas básicas e programas de voluntariado

Já no empreendedorismo social, as transformações promovidas atingem níveis mais profundos. Seu objetivo não é apenas solucionar demandas pontuais, e sim, promover mudanças na dinâmica da sociedade, fornecendo suporte e condições para que indivíduos acessem determinados serviços. Assim, contribuem para que a comunidade em que o negócio se encontra se desenvolva de forma contínua. 

Dados interessantes sobre o tema no Brasil 

O estudo e avaliação do perfil dos negócios sociais no Brasil é consolidado anualmente no relatório Mapa de Impacto. Ele traz informações relevantes para empresas e investidores que buscam se familiarizar com o cenário no país. 

Veja alguns dados interessantes trazidos pela edição 2021 do documento: 

  • 58% dos empreendimentos sociais do Brasil estão na região Sudeste (estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo); 
  • A maioria dos negócios sociais mapeados no país têm de 0 a 2 anos de existência; 
  • 8 em cada 10 empreendedores de impacto utilizam tecnologias inovadoras em sua gestão (como Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, Chatbot etc); 
  • Apenas 20% dos negócios sociais do país já são sustentáveis financeiramente. 

Principais características do modelo de negócio

Entendeu o que é, mas ainda não sabe como diferenciar este modelo de negócio em meio a tantos projetos em busca do apoio da sua empresa? Atente-se a este conjunto de características do empreendedorismo social: 

  1. Modelo de negócio baseado na resolução de problemas sociais;
  2. Estrutura fortemente apoiada na ideia de inovação; 
  3. A busca por parcerias, em geral, tem o objetivo de garantir a sustentabilidade dos projetos no curto/médio prazo. No longo prazo, os negócios desejam ser financeiramente independentes; 
  4. Utilizam o conhecimento de mercado para solucionar problemas das comunidades nos quais os empreendimentos estão inseridos;
  5. Atendem a pelo menos um dos 17 ODS na estratégia do negócio.

Por que investir no empreendedorismo social? 

O crescente movimento do empreendedorismo social segue ampliando sua área de influência. Canais de mídia, redes sociais, incubadoras, investidores e empresas mostram-se cada vez mais dispostos a contribuírem com a sustentabilidade das iniciativas. 

Aqueles que entenderam a conexão inegável entre propósito e lucro perceberam que apoiar projetos de empreendedorismo social é uma via de mão dupla: bom para os negócios apoiados, bom para empresa. Afinal de contas, investir em impacto social também: 

  • Fortalece o posicionamento da empresa;
  • Estimula o desenvolvimento territorial sustentável;
  • Desenvolve mão de obra qualificada;
  • Possibilita o intercâmbio de tecnologias e inovações; 
  • Cria uma cultura de brand lovers.

Como as empresas podem fortalecer este movimento?  

Existem alguns caminhos para as empresas estabelecerem relações de parceria para desenvolver empreendimentos sociais. A primeira delas, como você já deve imaginar, é o investimento financeiro. 

Entretanto, o Mapa de Impacto mostra que, logo atrás do aporte financeiro, está a busca por mentorias. Isso significa que grande parte dos projetos de impacto deseja adquirir habilidades e evoluir profissionalmente. E sua empresa certamente pode ajudar com isso. 

Ao realizar um Programa de Aceleração de Impacto Social, por exemplo, seu negócio a ativa o voluntariado de competências, que fornece mentorias em áreas específicas e sintonizadas com as demandas do projeto apoiado. 

Suponhamos que o projeto X enfrente dificuldades por falta de mão de obra especializada em marketing. Por meio do voluntariado de competências, sua empresa ativa funcionários com expertise no tema para compartilharem seus conhecimentos, fornecendo formações gratuitas na área. 

O Programa de Aceleração é, na verdade, um caminho muito buscado por empreendimentos sociais que desejam obter tração em seus negócios. O Mapa mostra que 51% dos negócios de impacto social no Brasil já buscaram ou estão buscando ser acelerados, mas sem sucesso. 

Como a sua empresa pode contribuir para ampliar a rede de aceleradores de negócios de impacto em nosso país? Nós temos a resposta, e ela está bem aqui, em nosso guia de aplicação do Programa de Aceleração de Impacto Social

Exemplos de empreendedorismo social: inspire-se em quem já faz a diferença 

A leitura deste artigo te convidou a refletir sobre o seu papel, enquanto empresa, no desenvolvimento de negócios de impacto social. 

Porém, se quiser ir além da leitura e conhecer exemplos de empreendedorismo social e inovação na prática, temos um convite a fazer. Inscreva-se e tenha acesso gratuito à nossa Live sobre Empreendedorismo Social, com a participação da empreendedora serial e apresentadora Cris Arcangeli e do nosso Country Manager e cofundador do G10 Favelas e do Canal Transformadores, Daniel Cavaretti. Esta é a sua oportunidade de entender, na prática, como é possível contribuir ativamente para transformar realidades!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami