ONGs que mudam o mundo

Ferramentas digitais para OSCs: conheça as principais para ajudar na rotina

Para muitas Organizações da Sociedade Civil trabalhar com ferramentas digitais é um grande desafio, já que elas funcionam, na maioria das vezes, com pouca infraestrutura, equipe reduzida e com conhecimentos básicos de informática.

Em uma época em que as pessoas estão cada vez mais online, é necessário que as ONGs criem uma forte presença digital, com formas mais eficientes de gestão e captação de recursos.

Neste artigo vamos explicar porque a sua organização social deve seguir esta tendência e listar um conjunto de ferramentas digitais que vão melhorar a rotina da sua instituição.

10 benefícios para as OSCs utilizarem ferramentas digitais

Ter um site e utilizar ferramentas digitais trazem vários benefícios ao trabalho da sua ONG, nomeadamente:

1- Alcançar uma audiência maior

Os meios digitais estão disponíveis 24h por dia e 7 dias por semana para uma audiência global. Através de sites, landing pages ou páginas de redes sociais, as OSCs conseguem chegar a um público maior, algo impossível com a utilização de meios mais tradicionais como telefonemas e envio de correio postal.

2- Comunicar mais facilmente com o seu público

O seu público está à distância de um clique com as ferramentas digitais. Rapidamente, consegue enviar um e-mail ou uma mensagem com informações importantes, pedir opiniões, fazer pesquisas, responder a comentários ou questões de doadores, seguidores, parceiros e voluntários.

3- Dar maior visibilidade para a sua causa, projetos e iniciativas

Ter presença online significa ter um palco onde pode dar visibilidade à sua causa, educar o público com informações relevantes e conseguir mais apoio para implementar de forma bem sucedida os seus projetos e iniciativas. 

4- Criar um maior envolvimento com os doadores e seguidores

Quando compartilha fotos e informações das suas iniciativas em redes sociais, por e-mails ou no site da organização, está promovendo uma aproximação com o seu público e possibilitando uma maior interação.

5- Ser mais transparente

Disponibilizar informações sobre a organização em um espaço online e acessível a todos, pode ajudar a ser mais transparente sobre a forma como operam e gerenciam as doações, algo fundamental no terceiro setor e uma boa maneira de ganhar a confiança dos stakeholders.

6- Digitalizar informações para uma gestão mais eficiente e rápida

Ter toda a documentação digitalizada ajuda a gerir mais facilmente a parte administrativa e burocrática da organização, acessar de forma rápida a qualquer informação, coordenar doações e voluntários e reduzir o espaço físico necessário para arquivar documentos.

7 – Ter mais tempo para a captação de recursos e outras tarefas importantes 

A automatização dos processos, através do envio de e-mails automáticos com respostas pré-definidas, por exemplo, agiliza a gestão e diminui o tempo gasto em tarefas burocráticas, dando mais tempo às OSCs para focar em questões importantes, como a captação de recursos ou a implementação de iniciativas, conseguindo ter mais disponibilidade para compreender as necessidades da causa e dar resposta a um número maior de pedidos.

8- Conhecer  melhor o perfil dos apoiadores

Existem ferramentas que permitem analisar o público que visita o site ou páginas das redes sociais da organização. Esses dados são importantes para perceber que faixa etária, sexo ou interesses têm as pessoas que se relacionam com a sua ONG e conseguir definir estratégias de comunicação e atividades mais eficazes para fidelizar apoiantes e conseguir novos doadores.

9 – Enviar comunicações segmentadas

É possível personalizar o conteúdo enviado para doadores frequentes, empresas parceiras, voluntários etc, criando listas de e-mails ou fazendo anúncios no Facebook, por exemplo, para ter uma comunicação mais eficaz com cada público da ONG. 

10- Facilitar a captação de recursos e doações

As doações online têm aumentado e cada vez mais pessoas utilizam plataformas para fazerem donativos de forma cómoda e segura através de meios como o cartão de crédito ou o PayPal. Da mesma forma, existem plataformas online onde é possível captar recursos para causas, através de leilões solidários ou venda de produtos.

Principais Ferramentas Digitais para ajudar na rotina da sua OCS

Como vimos, as ferramentas digitais podem melhorar substancialmente a rotina das Organizações de Sociedade Civil. Mas por onde começar? Nesta lista, explicamos tudo o que precisa de saber:

Website

Ter um website é uma forma de aumentar a visibilidade e organizar todas as informações num só local. É, também, um espaço para receber doações ou inscrições de voluntários.

É possível criar sites de forma simples e sem grandes conhecimentos de informática em plataformas como o WordPress ou Wix. É importante que o site seja responsivo, isto é, que se adapte a diferentes tamanhos de telas, como tablets ou smartphones.

Redes Sociais

A sua instituição social pode ter uma página em redes sociais, como o Facebook e Instagram, para promover a sua causa e projetos, fomentar o interesse no seu trabalho e ajudar na captação de recursos.

Segundo o relatório Giving Report 2020, 41%dos doadores da América do Sul e Caraíbas consideram as redes sociais o meio mais inspirador de comunicação; 17% já fizeram donativos via ferramentas de doação do Facebook e 9% através das ferramentas de doação do Instagram. 

Armazenamento de dados em Nuvem

Este conceito refere-se a possibilidade de inserir, acessar e gerir documentos, imagens e informações arquivadas online em uma rede remota, ou seja, em vez de guardar a informação em papel, no espaço limitado de memória do seu computador ou pendrive, pode guardar nestas estruturas online que não ocupam espaços físicos.

Através da utilização destas ferramentas é possível editar e criar todo o tipo de documentos, guardar alterações e acessar novamente, em qualquer momento. 

A Dropbox, o Google Drive e o One Drive (Microsoft) são algumas das aplicações que oferecem esta tecnologia.

E-mail

O e-mail é uma ferramenta eficiente para enviar comunicados e newsletters, sensibilizar o público para a sua causa, trocar correspondência, adquirir leads e reter doadores. Este é, aliás, o meio que mais inspira a doar, a nível mundial. 

Com ferramentas como o MailChimp ou o Mailjet é possível customizar os emails, ver quantas pessoas abriram ou clicaram nos links inseridos nele. 

Também permitem programar envios automáticos que são disparados quando, por exemplo, alguém faz uma doação ou coloca uma questão. Estas ferramentas costumam ter planos gratuitos com algumas das funcionalidades.

Métodos de pagamento online

Quando se trata de transações de dinheiro online é importante oferecer métodos de pagamento seguros e viáveis. 

Empresas como o PayPal dão a possibilidade às OSCs de receberem doações online e oferecem, até, descontos especiais para este tipo de organizações. 

No Brasil tem, também, disponível o PIX, um sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos (demoram só cerca de 10 segundos) que permite transações 24 horas por dia, mesmo durante o fim de semana ou feriados e pode, ser usado, também, através da leitura de QrCodes. Este serviço não tem taxas e é regularizado pelo Banco Central. 

Plataformas de captação de recursos

Um dos principais desafios das ONGs é conseguir captar recursos. Existem hoje plataformas, como a eSolidar oferece vários meios para aumentar os fundos para diferentes causas. É possível criar leilões solidários de produtos especiais ou experiências com padrinhos da OSC e celebridades que revertem para a vossa organização, ter uma loja solidária online e venderem produtos da instituição criados pelos vossos voluntários e utentes ou, até, criarem uma campanha de crowdfunding para recolher fundos para uma iniciativa ou necessidade da vossa OSC. Esta plataforma disponibiliza, ainda, a possibilidade de se conectarem com programas de voluntariado empresarial e receberem donativos e voluntários, através de iniciativas de Responsabilidade Social.

Quer fazer parte da comunidade eSolidar e conseguir mais recursos para a sua causa? Cadastre-se e tenha acesso gratuito a todas as ferramentas de captação da eSolidar.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami