Empresas que fazem a diferença

8 passos para ajudar a sua empresa a entrar na Nova Economia

Estamos vivendo um momento de mudança estrutural a nível econômico. Com a proliferação de novas tecnologias, a forma como as empresas se organizam e funcionam mudou substancialmente e o foco agora está no cliente. 

É necessário que as empresas que ainda operam na Velha Economia, com processos e ideologias muito datados, se adaptem e incluam princípios desta nova era para poderem sobreviver e fazer crescer os seus negócios. 

Como? Veja os 8 passos que compilamos para ajudar a sua empresa a entrar na Nova Economia.

Velha economia vs Nova Economia

Quando falamos de Velha Economia, estamos descrevendo uma forma de funcionamento empresarial que teve o seu início nas primeiras décadas do século passado, quando a industrialização se difundia por todo o mundo.

Neste tipo de economia, que abarca setores mais tradicionais como a indústria e agricultura, a mecanização é favorecida em detrimento da inovação tecnológica e, ainda hoje, são utilizados processos que foram implementados há dezenas de anos. 

O modelo de negócio é centralizado, chefiado hierarquicamente e concentrado numa produção em massa que visa o lucro e tem como foco o produto, num crescimento que acontece de forma linear, através do cumprimento de objetivos.

Na Velha Economia não há um grande incentivo à mudança e as preocupações ambientais e sociais não são prioridade na maioria dos setores (o seu impacto no ambiente ou a qualidade das condições de trabalho são desvalorizados). 

Já o termo Nova Economia surgiu no início dos anos 90 da necessidade de descrever a transição estrutural de uma economia focada na indústria para outra centrada nos serviços e impulsionada pela tecnologia e inovação.

Este tipo de economia tem características muito diferentes da tradicional, com organizações menos hierarquizadas, mais autonomia no trabalho e a atenção focada no consumidor.

O mercado competitivo em que vivemos exige inovação, adaptabilidade e pessoas com talento e ideias para solucionarem problemas e manterem o negócio relevante e bem-sucedido. O conhecimento é o caminho para o progresso na Nova Economia e errar é visto como uma forma de aprendizagem, já que permite corrigir e melhorar a estratégia da empresa. 

A Responsabilidade Social ganha um papel importante, alinhada com as preocupações dos consumidores que estão agora no foco desta economia. As empresas procuram gerar impacto positivo na sociedade e no ambiente e desenvolvem parcerias e estratégias mais sustentáveis. 

Veja na imagem abaixo compartilhada pela Escola Conquer com as principais diferenças entre a  velha e a nova economia.

Porque deve adotar os fundamentos da Nova Economia

A maioria das empresas atuais já pratica alguns ou todos os fundamentos da Nova Economia, mas existem ainda várias empresas antigas que funcionam de forma tradicional e sem grandes mudanças desde a sua criação. Se é um destes casos, é importante moldar-se a esta nova revolução industrial sob pena de ficar para trás e ser ultrapassado pela concorrência.

No mundo empresarial atual, adaptar-se é fundamental para sobreviver e é preciso entender o timing correto para isso também. 

Vejamos o exemplo da Blockbuster, um gigante do aluguel de vídeos que reinou por todo o mundo na década de 90 e 2000, com mais de 9 mil lojas e lucros de 5,9 mil milhões de dólares. A empresa não se adaptou às tendências digitais do mercado a tempo, começou uma plataforma de aluguel online muito depois da concorrente Netflix, que ganhava cada vez mais notoriedade junto do público.  

O foco no lucro não os fez perceber que as taxas que cobravam por entregas tardias (que contavam 16% da sua receita) eram demasiadas altas e mal vistas pelos consumidores, que começaram a preferir alugar na concorrência, onde não existiam estas multa e, por uma pequena mensalidade, tinham acesso a vários filmes. 

A Blockbuster acabou por falir com uma dívida astronômica que culminou com o encerramento de todas as suas lojas, em 2010. O caso é, ainda, mais trágico, quando percebemos que a empresa teve a oportunidade de comprar a Netflix, que é agora a maior plataforma de streaming do mundo, e decidiu não o fazer. 

8 passos para ajudar a sua empresa a entrar na Nova Economia

As mudanças para a Nova Economia têm que ser implementadas na estrutura e cultura da sua empresa. Aqui estão 8 passos necessários para entrar na Nova Economia:

  1. Invista em uma liderança inovadora

Em vez de ser um chefe que apenas dita ordens aos seus funcionários, seja um líder e invista em uma liderança inovadora que aprende com os desafios e consegue motivar a sua equipe para alcançar mais e melhor.

  1. Priorize o seu cliente

O consumidor deve ser o centro da sua empresa e as suas opiniões e necessidades devem guiar o caminho estratégico e as decisões dos seus produtos ou serviços.

  1. Escolha o talento certo para a sua empresa

Recrute pessoas que demonstrem ter o talento e o mindset alinhados com a cultura da sua empresa, que o ajudarão a crescer e trabalhar para o mesmo propósito. Só com as pessoas certas poderá atingir o seu potencial máximo. 

É importante também oferecer boas condições e um ambiente de trabalho positivo que vai de encontro às necessidades dos trabalhadores. Isto vai ajudar na retenção de talento e servir como atrativo para novos candidatos.

  1. Promova a troca de opiniões

Na Nova Economia é importante ter abertura para ouvir todas as opiniões, sejam dadas por altos cargos ou pelo estagiário. Promover o compartilhamento de ideias é uma forma de tornar a sua empresa mais participativa e unida e desmoronar a hierarquia estruturalizada, criando um ambiente favorável ao aparecimento de boas ideias e soluções inovadoras para problemas. 

  1. Aposte em tecnologias e inovação

A tecnologia deu o mote a esta revolução industrial e é a base para fazer a sua empresa crescer e solucionar desafios que possam surgir. A inovação é o fator principal de medição de crescimento na Nova Economia e vai ajudar a melhorar processos, ganhar mais competitividade e inovar nos produtos, serviços e estratégias para o futuro.

  1. Crie parcerias 

A ênfase das empresas da Nova Economia não é na competitividade, mas na criação de conexões e parcerias relevantes (mesmo com concorrentes) para gerar sinergias e fomentar a cooperação e a aprendizagem com a troca de experiências, para benefício de todos.

  1. Preste um serviço de qualidade

Com consumidores cada vez mais exigentes é necessário oferecer um serviço de qualidade em todas as fases da compra. A experiência oferecida ao consumidor é muito importante e deve ser o mais positiva possível para gerar bom feedback e imagem da marca.

  1. Gere impacto positivo

Gerar impacto positivo no mundo é um dos fundamentos mais disruptivos da Nova Economia. Os produtos e serviços são criados para melhorar a qualidade de vida dos consumidores, as questões sociais e ambientais ganham relevância nas iniciativas e estratégias adotadas pela empresa e a transparência são requisitos fundamentais do negócio. 

Para se orientar e seguir por esse caminho, busque conhecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, normas e ISOs e até a certificação B-Corp para alinhar o seu negócio com as boas práticas.

Nova economia: um catalisador de mudança

Um dos traços mais revolucionários da Nova Economia é, de fato, ser um catalisador de mudanças para um mundo melhor e despertar a consciência para questões sociais e ambientais, até aqui muito desvalorizadas. 

As empresas estão cada vez mais comprometidas com iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e com a intenção de gerar impacto social.

Para além dos benefícios que se refletem na sociedade e meio-ambiente, estas empresas conseguem também maior retorno financeiro, retenção de talento e maior interesse por parte de investidores. 

Quer saber como pode gerar impacto na comunidade com a sua empresa? Assista ao nosso webinar Empresa e comunidade: empreendedorismo sustentável para aprender com as dicas e experiências de especialistas.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami