Melhores-práticas-da-gestão-de-pessoas-no-home-office
Empresas que fazem a diferença

Melhores práticas da gestão de pessoas no home office

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente pela equipe da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental. 

O mundo mudou e, com ele, os processos de gerenciamento de uma empresa. Logo, a gestão de pessoas precisou se adaptar para conseguir administrar uma equipe remotamente. Afinal, com a pandemia, muitos profissionais se viram obrigados a trabalhar de casa, ou seja, no famoso home office.

Contudo, liderar um time que não tem muito contato pessoal é uma tarefa difícil, principalmente se essa experiência nunca foi realizada dentro da organização. Mas como criar um grupo comprometido e unido quando todos estão espalhados pela cidade ou em países diferentes? Como promover camaradagem, construir uma cultura positiva e oferecer liderança e apoio à distância? 

É justamente sobre isso que falaremos neste post, para que a sua gestão de pessoas seja mais eficiente! Vem com a gente!

O que você deve saber para realizar uma boa gestão de pessoas no home office?

Muitas empresas ainda precisam adaptar a sua gestão de pessoas para o novo normal. Afinal, a tendência é que o home office fique cada vez mais evidente como modelo de trabalho em várias organizações. 

Portanto, aprender como gerenciar uma equipe à distância é a melhor solução. Confira o que você precisa saber para realizar uma boa gestão de pessoas por meio do home office.

Conheça o perfil comportamental dos seus colaboradores

Ao contratar alguém, é preciso saber qual o perfil comportamental dominante desse profissional. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar esse colaborador. Aliás, quando se compreende melhor o perfil comportamental que existe em sua equipe é possível ter mais segurança para trabalhar as estratégias. 

Afinal, cada um tem um perfil diferente, mas todos precisam ter acesso à mesma informação para que a empresa alcance o objetivo. Assim, conhecer o perfil comportamental do seu time é válido para aperfeiçoar o potencial de cada colaborador para liderar de forma adequada. 

Use tecnologias que possam aprimorar a comunicação

A ideia de um trabalho no qual você fica sentado na mesa do escritório 8 horas por dia só existia porque ainda não havia uma tecnologia móvel para dar ao funcionário a liberdade que ele queria. Porém, isso passou!

Hoje, para habilitar uma equipe remota, basta aplicar uma série de ferramentas tecnológicas. Afinal, seus colaboradores devem ter acesso a documentos e informações, de qualquer lugar que estiverem.

Assim, armazenamento, comunicação, acumulação de dados e preenchimento de formulários é tudo o que pode ser simplificado em tempo real. Em outras palavras, podem ser acessados de qualquer lugar para maximizar a produtividade de uma equipe em movimento. Essas ferramentas vão facilitar a sua gestão de pessoas. 

Adote sistema de ponto online

Atualmente, com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível adotar um sistema de ponto online para que toda a sua equipe acesse. Essa é uma forma eficiente de todos cumprirem devidamente com o horário. Afinal, o home office, quando o profissional é vinculado a uma empresa, deve respeitar também o horário de trabalho.

Ainda, não é porque está atuando de casa que a pessoa pode iniciar a sua jornada na hora que bem entende. A não ser que isso seja um combinado entre empresa e colaborador. Caso contrário, busque adotar um sistema de ponto online para facilitar o gerenciamento. 

Promova a cultura de feedback e mantenha a transparência

O feedback é um meio de comunicação, uma forma de demonstrar ao colaborar que você quer investir em uma relação saudável entre líder e liderado, para que o aprendizado seja constante. Portanto, mesmo que à distância, é importante promover essa cultura e sempre manter a transparência na comunicação.

Além disso, é necessário ter uma periodicidade para que essa comunicação seja realmente efetiva. Logo, mesmo online, priorize a cultura de feedback.

Valorize a saúde mental dos colaboradores

Deixe bem claro que a saúde é primordial. Portanto, estipule a jornada de trabalho essencial, mesmo em home office, tenha um tempo para lazer. O descanso também faz parte do processo. 

Como cada perfil se comporta em home office?

Agora que você já sabe o que é preciso para ter uma boa gestão de pessoas no home office, mostraremos como cada perfil se comporta nesse regime de trabalho. Acompanhe!

Perfil comunicador em home office

O comunicador, em curto prazo, tende a se sair muito bem no home office. No entanto, caso o período seja extenso, ele pode encontrar desafios. Afinal, a ausência de pessoas pode gerar uma queda em sua motivação e, com isso, na produtividade também.

Isso porque, eles são dinâmicos e gostam de inovação. Assim, quando algo começa a cair na rotina, pode ser um desafio.

Perfil executor em home office

O executor tem foco nos resultados e isso garante que suas entregas permaneçam, independente do ambiente. A sua velocidade é grande! Porém, em home office, é preciso gerar estímulo e competitividade nesse profissional para que a sua produção não caia. 

Perfil analista em home office

O analista é bem concentrado e atento aos prazos de entrega. Em um trabalho remoto, eles são bem rígidos com o que se propõem a fazer. Ainda, seguem bem uma rotina e não têm problema em trabalhar sozinhos. 

Perfil planejador em home office

O planejador conta com um perfil de dominância, por isso, são bem organizados. Assim, ter um plano de entrega bem alinhado é fundamental. Além disso, eles precisam saber que estão fazendo um bom trabalho para não se sentirem desmerecidos. Ainda, mesmo que remoto, é preciso que haja interação entre a equipe. 

Liderar uma equipe remota pode ser um grande desafio para muitos gestores, principalmente para as empresas tradicionais, onde o trabalho presencial é fundamental. No entanto, com algumas técnicas e ajustes é possível ter uma boa gestão de pessoas, mesmo remotamente.

Percebemos que o home office é uma forma de trabalho que vai ganhar cada vez mais espaço no mercado. Portanto, é preciso se adaptar. Ainda, ter as ferramentas certas é fundamental para desenvolver um trabalho, bem como conhecer a todos da sua equipe. A pandemia veio para nos ensinar muita coisa, principalmente a nos planejar. Logo, ter um planejamento estratégico para o pós-Covid é fundamental. Então, saiba como organizar a sua equipe para o retorno ao regime presencial.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami