Empresas-com-propósito-têm-melhores-resultados
Empresas que fazem a diferença

Empresas com propósito têm melhores resultados

Nos últimos anos, uma tendência vem alterando a forma como os consumidores e funcionários se relacionam com as empresas. Mais do que apenas vender produtos ou serviços, as empresas procuram agora ter um propósito como ponto central da sua estratégia. Esta é uma boa forma de promover relações mais duradouras e profundas com seus diferentes stakeholders.

Mas o que é propósito, que benefícios traz, como deve ser adotado e comunicado? Neste artigo vamos responder a estas questões e dar algumas dicas para ajudar a sua empresa a ter bons resultados nesta matéria. 

Mas o que é propósito? 

Todos temos um propósito, algo que nos move e dá sentido à nossa vida. Da mesma forma, uma empresa ter um propósito é ter um motivo para funcionar que concentra seus valores história, ética, ou seja, todos os aspectos que definem a sua marca e cultura.

Ao reconhecer e comunicar o seu propósito, as empresas ganham um diferencial competitivo, já que os consumidores e, em especial, os pertencentes à geração Millennials são motivados por fatores mais emocionais do que financeiros e procuram produtos e serviços com os quais se identificam.

Por outro lado, empresas com propósito inspiram os seus trabalhadores, retêm talento e aumentam a produtividade. Segundo um estudo da Harvard Business School, em todo o mundo, cada vez mais trabalhadores procuram empregos que lhes permitam estar ligados a um propósito.

Benefícios das empresas com propósito

As empresas com propósito são mais bem sucedidas. Segundo o estudo acima indicado, 85% das empresas orientadas por um propósito tiveram um crescimento positivo, enquanto 42% das empresas sem propósito tiveram uma queda no seu crescimento.

Têm, ainda, vários outros benefícios, nomeadamente:

Funcionam a longo prazo

O propósito precisa passar do abstrato para ações concretas e contínuas, o que leva tempo para ser alcançado. Deve ser incluído no planejamento de estratégias e objetivos já que uma das suas funções é ajudar a guiar a empresa e providenciar uma trajetória mais consistente que possa colher melhores resultados, no futuro.

Retêm talento

Um estudo da Virgin Pulse indica que 73% dos Millennials procuram propósito no trabalho e 77% consideram a cultura organizacional tão ou mais importante do que o salário e benefícios.
Assim, é fácil compreender que as empresas com propósito conseguem reter mais talento já que contratam mais facilmente pessoas que se identificam com a cultura da empresa.

De igual forma, segundo o estudo da Harvard Business School, as pessoas que trabalham em empresas com propósito relatam o dobro da satisfação no trabalho e são três vezes mais propensas a permanecer nesta organização. 

Criam engajamento

O propósito funciona como um elemento motivador, aumentando o engajamento, ou seja, um maior envolvimento dos trabalhadores com o seu trabalho, um maior proveito das suas capacidades cognitivas, físicas, mentais e emocionais que resulta num melhor desempenho.

Assim, quando um trabalhador está envolvido e gosta do seu trabalho, esforça-se e dedica-se mais na execução das suas tarefas e consegue melhores resultados para a empresa. 

Como se tornar uma empresa com propósito

O propósito deve fazer parte do dia a dia da empresa e refletir-se em tudo, desde o comportamento da administração à forma de agir dos colaboradores.

Para se tornar uma empresa com propósito ou cimentar esta prática na sua empresa, siga estes quatro passos:

1. Descubra o propósito 

Para descobrir o propósito da sua empresa comece consultando todos os stakeholders. Descubra como tudo começou ౼ que crenças e valores foram implementados pelos fundadores quando iniciaram o negócio; quais são as expectativas dos trabalhadores; como é vista a empresa pela comunidade; o que pensam os consumidores sobre ela e que necessidades existem na sociedade atual. 

As perguntas-chave que deve fazer são:

  • Quem somos? 
  • Para que existimos? 
  • Que soluções vamos resolver? 
  • Qual o nosso significado para o mundo?

2. Comunique o propósito

Depois de definido o propósito, a missão e os valores da empresa, é tempo de pensar na melhor forma de os comunicar e começar o processo de interiorização e assimilação.

As perguntas-chave que deve fazer são: 

  • Como posso comunicar o propósito e sensibilizar para esse tema?
  • Como posso criar engajamento?
  • Como posso transmitir o propósito nos diversos níveis da empresa?

3. Torne o propósito parte da cultura organizacional

O propósito deve se tornar uma parte essencial da cultura organizacional, de tal forma que comece a integrar as atitudes e comportamentos diários de todos os colaboradores da empresa e a direcionar todos os serviços, produtos e processos da organização.

Para conseguir alterar a cultura organizacional neste sentido, aposte fortemente na comunicação interna e em dar o exemplo através da liderança. 

As perguntas-chave que deve fazer são: 

  • O que desejamos alcançar?
  • Quais são as atitudes e comportamentos esperados?

4. Consolide o propósito 

Para que o propósito seja consolidado e se torne sustentável na empresa, ele deve fazer parte de todas as suas decisões e relacionamentos. Os Recursos Humanos desempenham um papel crucial nesse sentido, já que devem implementar práticas de educação e formação, avaliação de desempenho e promoção sempre alinhados com o propósito e os seus objetivos, assim como criar e implementar ações concretas que geram impacto na sociedade e no meio ambiente.

As perguntas-chave que deve fazer são: 

  • Como explicar o propósito?
  • Que competências precisamos desenvolver para nos superarmos no nosso propósito?
  • Como inovarmos no nosso propósito?

Dicas para comunicar corretamente o propósito

Comunicar o propósito de forma a ser compreendido por todos os que interagem com a empresa, nem sempre é fácil. É nesta fase que muitas empresas encontram os seus maiores obstáculos que podem, até, dar origem a problemas de branding.

Ao comunicar o propósito não se esqueça de:

Ser transparente

Demonstre como o seu propósito orienta as decisões de negócio, as contratações de novos trabalhadores e a organização da empresa. 

Medir o sucesso

Utilize métricas para perceber o quanto cresceram desde que se tornaram uma empresa com propósito. Apresente as conquistas alcançadas  e mostre como a aplicação desses valores geraram retorno para a empresa.

Comunicar também o que não faz

É importante, também, comunicar aquilo que se recusa a fazer. Mostrar como o propósito influenciou uma decisão negativa em relação a algo é uma forma igualmente relevante de se posicionar e indicar o que é ou não valorizado na empresa. 

Ser persistente 

Lembre-se que conseguir incutir propósito na cultura de uma empresa é um processo longo, que exige bastante esforço e pode ser melhorado todos os dias. Não desanime se no início tiver dificuldades em transmitir a mensagem pretendida.


Para o ajudar a saber mais sobre esta temática, assista ao webinar Negócios com Impacto Social e Propósito que promovemos com a Happiness e onde apresentamos exemplos de negócios que geram impacto e explicamos como as empresas podem desenvolver programas sociais ligados aos seus valores e propósito e envolver os seus colaboradores nessas ações.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami