Como-sua-ONG-pode-planejar-ações-de-divulgação-e-captação-de-recursos-durante-e-após-a-Pandemia
ONGs que mudam o mundo

Como sua ONG pode planejar ações de divulgação e captação de recursos durante e após a Pandemia

A Pandemia causada pelo Covid-19 apanhou o mundo de surpresa e obrigou muitos setores a uma parada forçada e sem precedentes.

Se já era difícil para o setor social captar recursos para as suas causas, com a pandemia esta tarefa tornou-se ainda mais complicada. Durante meses todas as atividades e eventos de solidariedade foram cancelados e o aumento do desemprego e a incerteza quanto ao futuro diminuíram o número de doações. Algumas ONGs tiveram que encerrar suas atividades por não conseguirem suportar os custos.

Com uma depressão econômica global ameaçando os próximos anos é muito importante que as ONGs se preparem e planejem estratégias para a sua sobrevivência. Neste artigo vamos mostrar-lhe algumas formas de planejar e divulgar as suas ações para conseguir captar recursos durante e após a pandemia.

O que é o planejamento organizacional para ONGs

O planejamento organizacional para ONGs é uma ferramenta de gestão que ajuda a traçar metas e objetivos, define ações e estratégias para ajudar as causas sociais (como aumentar os recursos e apoiadores) e determina qual será o caminho para o futuro da organização. Através deste planejamento é possível prever cenários futuros e adaptar a estratégia para atingir os objetivos. 

Da mesma forma, ter um plano promove a harmonia na ONG e garante que todos estão comprometidos com o propósito e resultados definidos.

Porque é importante o planejamento organizacional para ONGs 

Planejar a forma como a ONG vai organizar, posicionar e divulgar a sua causa e quais ações serão necessárias para alcançar apoiadores e parceiros é fundamental para o seu crescimento e visibilidade, e em tempos de pandemia, isso se torna uma questão de sobrevivência. 

Com tantas mudanças em pouco tempo e um futuro incerto, só as ONGs que se reorganizarem e planejarem cuidadosamente os seus próximos passos vão conseguir navegar pelas consequências desta pandemia e alcançar os seus objetivos.

É através do planejamento organizacional que as ONGs podem prever cenários, definir metas e elaborar estratégias e ações para alcançar seus objetivos e se manterem firmes com o seu propósito. 

Além disso, é uma ferramenta que ajuda a:

  • Gerir de forma fácil e eficaz

As ONGs que têm um planejamento organizacional possuem uma visão clara da direção a ser seguida, o que ajuda os gestores nas tomadas de decisão. Com uma estratégia definida, é muito mais fácil gerir os recursos financeiros e humanos e decidir o que deve ser feito no dia a dia para se atingirem as metas traçadas.

  •  Evitar perder tempo e dinheiro

 Ter um plano delineado evita que se perca dinheiro em ações que não geram retorno e que os colaboradores percam tempo em trabalhos desnecessários.

  • Manter um saldo financeiro positivo

O planejamento deve incluir a parte financeira para que os gastos sejam controlados e distribuídos de acordo com os objetivos traçados. Isso evita gastos ou investimentos desnecessários que podem ser danosos e colocar em perigo o futuro e viabilidade da ONG.

Tipos de planejamento organizacional para ONGs

Um planejamento organizacional eficiente deve incluir todas as áreas da organização.

1. Estratégico

Este tipo de planejamento define os principais objetivos e o caminho que devem seguir para crescer e que analisa as oportunidades da ONG e o cenário em que está inserida. É um planejamento a longo prazo. 

2. Tático

O planejamento tático define que estratégias, recursos humanos e financeiros vão ser usados para alcançarem as metas a médio prazo. 

3. Financeiro

O planejamento que organiza os recursos financeiros da ONG, no qual é feito um diagnóstico da situação atual e são criadas novas estratégias e metas, tendo sempre em mente o controle de custos. Este tipo de planejamento deve ser revisto periodicamente para que os gastos, investimentos e resultados estejam sempre alinhados para o sucesso da organização.

4. Operacional

O planeamento operacional coloca o plano em prática no dia a dia e define as tarefas, prazos e fluxo que devem seguir para que o trabalho seja eficiente e se atinjam os objetivos propostos. É um planejamento a curto prazo para todas as áreas da ONG e inclui a definição de tarefas e cronogramas para garantir uma execução eficiente de todas as atividades da empresa.

Como planejar ações de divulgação e captação de recursos

Em tempos de Pandemia os desafios são maiores. Siga estas dicas para conseguir um planejamento organizacional para ONG de sucesso.

  • Preveja uma nova realidade

Antes de planejar e delinear estratégias é importante fazer uma análise e ver o que mudou e como se adaptar a esta nova realidade. Pelas notícias que nos chegam do mundo, várias cidades que tentaram retomar as suas atividades econômicas tiveram que voltar atrás e adotar medidas mais exigentes para combater novos surtos de Covid-19. 

Quando a situação estiver mais estabilizada, não espere que tudo volte ao normal. Esta pandemia global é uma situação nova e inesperada e é impossível prever todos os seus efeitos. Alguns setores serão mais afetados do que outros, mas nenhum ficará inócuo à passagem do Covid-19.

  • Adapte as ações da sua causa

Nestes últimos meses, muitas empresas fecharam ou tiveram que adaptar suas ações a esta nova realidade para sobreviverem. É um bom momento para se adaptar ou criar algo novo e relevante para a sua ONG. Pode, por exemplo, vender vouchers de doações ou captar recursos através de campanhas de crowdfunding online

Muitas ONGs concentraram os seus esforços na fabricação e venda online de máscaras sociais para continuarem a captar recursos para as suas causas. No entanto, no longo prazo, com as vendas concentradas em plataformas online, a existência de locais físicos para vender os seus produtos, pode ser desnecessária.

Avalie o momento e qual o caminho que deve seguir para se adaptar, mas nenhuma decisão deve ser tomada de forma definitiva neste momento de grandes incertezas. 

  • Não deixe de comunicar

Embora agora não seja possível realizar as ações e eventos solidários presenciais, isso não significa que não podem comunicar.

As redes sociais são uma forma simples e econômica de manter o público interessado na sua causa e nas atividades que realizar online.

Aproveite para escutar e conhecer melhor o seu público e adaptar o seu tom ao momento. Este período de confinamento levou a uma introspecção e reavaliação de prioridades e muitas pessoas encaram, agora, a vida de uma nova forma e valorizam coisas diferentes. 

  • Procure novos apoiadores e investidores

É importante manter-se conectado com quem apoia a sua causa, mas este momento pode ser interessante para procurar novos apoiadores e investidores. Procure novos leads e tente criar uma nova rede de contatos para direcionar as suas ações online.

  • Crie ações de marketing sensíveis ao momento

As campanhas de marketing são uma boa forma de mostrar que a sua ONG está ativa e pronta para receber doações. Aposte em produtos e ações que sejam úteis e façam sentido no momento que atravessamos.
Estes são tempos difíceis, mas com planejamento organizacional a sua ONG estará preparada para ultrapassar todos os novos desafios. Assista a gravação do nosso webinar para saber ainda mais como aumentar a captação de recursos para as suas causas.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami