2020-04-14 diversificar-as-ações-de-responsabilidade-social-gera-maior-engajamento
Empresas que fazem a diferença

Diversificar as ações de responsabilidade social gera maior engajamento

Diversificar as ações de Responsabilidade Social Empresarial é um dos principais segredos para desenvolver uma empresa, e afirmamos isso com convicção. Isso porque criar políticas internas e externas de impacto positivo traz resultados comprovados para as organizações. 

Do ponto de vista externo, potencializa a confiança do consumidor, que vê, na empresa, um valor de diferenciação da concorrência. Além disso, cria vínculos mais fortes com fornecedores, stakeholders e parceiros, na medida em que eles também são incluídos nas ações realizadas. 

Internamente, o principal resultado alcançado é o engajamento dos colaboradores: de acordo com a pesquisa “Millenial Carreers: 2020 vision”, realizada pela ManPower Group, 8 em cada 10 millenials (nascidos entre os anos 80 e 90) no Brasil valorizam o posicionamento de Responsabilidade Social das empresas para as quais decidem trabalhar. 

Diante de um público interno exigente, apresentar um leque variado de ações sociais pode ser uma excelente estratégia para envolvê-los. 

Responsabilidade social + diversificação = engajamento: entenda essa matemática

Um dos maiores desafios de organizações que investem em Responsabilidade Social Empresarial é engajar os colaboradores nas ações propostas. A dificuldade de envolvimento pode acontecer por alguns fatores: 

  • não-identificação dos funcionários com o propósito da empresa; 
  • falta de tempo na rotina para se dedicar às ações;
  • desmotivação com o ambiente de trabalho;
  • falta de compatibilidade com o modelo de ação proposto

Para contorná-los, é preciso adotar algumas medidas. A primeira delas é preparar o ambiente de trabalho para a política de responsabilidade social. Isso significa familiarizar a equipe com as propostas de ação, e, sempre que possível, ouvi-los e envolvê-los na criação dos planos de ação. 

Muito provavelmente, ao colocar a primeira medida em prática, será possível chegar a uma conclusão importantíssima: pessoas diferentes têm anseios e afinidades diferentes. Isso significa que, para potencializar o alcance das ações de RS em sua empresa, será necessário diversificar as ações

Como diversificar as ações de responsabilidade social sem perder o foco? 

Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas como uma empresa pode diversificar ações sem perder o foco? 

Nossa resposta é simples: mantendo em mente o propósito norteador do programa de responsabilidade social! 

Antes mesmo de determinar o leque de ações, é essencial traçar, com precisão, o foco do trabalho social da empresa. Ele deve estar conectado ao core business do negócio e fortemente ligado aos valores da organização. 

Outro ponto essencial para manter o foco equilibrar as ações de RS entre o público externo e o interno. Se estamos falando sobre engajamento, precisamos nos lembrar de que proporcionar um ambiente de trabalho justo e confortável é fundamental. 

Além disso, o ciclo de responsabilidade social é contínuo: a empresa proporciona um ambiente agradável aos colaboradores, que se motivam e ajudam a proporcionar mudanças positivas na comunidade, que retribui abraçando a empresa e proporcionando resultados que possibilitam novas ações de incentivo aos colaboradores, e por aí vai! 

Como diversificar as ações de responsabilidade social: 5 ideias 

Tendo em mente a dinâmica da interação entre responsabilidade social, diversificação de ações e engajamento, que tal falarmos sobre alguns exemplos práticos? 

  1. Voluntariado Empresarial 

Uma das mais tradicionais expressões da responsabilidade social nas organizações é o Voluntariado Empresarial. Por meio de um programa de voluntários, é possível realizar uma série de ações com foco externo e interno. 

Por isso, independententemente do leque de atividades escolhido pela empresa, a melhor forma de diversificar as ações é estruturando um programa interno, responsável por concentrar as iniciativas e recrutar os interessados em contribuir com cada uma delas. 

  1. Mudança de hábitos 

Outra forma de diversificar as ações de responsabilidade social na empresa é apostando na mudança de hábitos na rotina. 

As transformações podem ser focadas em: 

  • impacto ambiental, com políticas contra o desperdício de recursos (como papel e alimentos) e gestão consciente de resíduos (com coletores de lixo reciclável)
  • impacto social, criando ambientes de trabalho menos estressantes (com a criação de locais de descanso e cantos de leitura), desenvolvendo políticas e campanhas internas de apoio à diversidade e à igualdade de gêneros ou mesmo viabilizando políticas de flexibilização de horários. 
  1. Crowdfunding

Também é possível desenvolver a Responsabilidade Social Empresarial envolvendo colaboradores que não têm disponibilidade ou afinidade com atividades presenciais. Uma das alternativas é usar o crowdfunding.

A alternativa, cada vez mais popular no Brasil, troca doações por recompensas proporcionais ao valor doado, e pode ser usada pela empresa tanto para beneficiar causas ou instituições, quanto para apoiar um colaborador em necessidade. 

  1. Leilão Solidário

O leilão solidário também é uma forma versátil de desenvolver a responsabilidade social. Isso porque ele pode acontecer tanto em sua forma física, em um evento filantrópico, quanto de forma inteiramente virtual, por meio de plataformas especializadas que permitem que os interessados dêem seus lances em produtos oferecidos diretamente por organizações sociais. 

  1. Voucher

Também de forma inteiramente digital, a empresa pode presentear seus colaboradores com vouchers (que podem ser concedidos em datas pré-definidas, como aniversários, ou como reconhecimento por boas práticas) de doações para instituições à escolha do funcionário.

Dessa forma, a organização dá ao colaborador a liberdade de contribuir com a causa que mais se identifica, tornando a ação ainda mais especial. 

Como vimos ao longo deste post, diversificar ações de responsabilidade social pode trazer inúmeros benefícios à empresa, como gerar impacto positivo na sociedade e engajar os colaboradores, que sentem-se ouvidos, valorizados e motivados em contribuir com o propósito social da organização. Sua empresa quer diversificar ações de responsabilidade social, mas não sabe por onde começar? Temos uma sugestão! Conheça a eSolidar Business e maximize o impacto social da sua empresa engajando seus funcionários e a comunidade! 

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami