Empresas que fazem a diferença

Os benefícios da diversidade nas empresas

Este conteúdo foi desenvolvido originalmente pela equipe da Sólides, empresa que oferece plataforma completa de Gestão de Talentos com People Analytics e Gestão Comportamental. 

Em uma sociedade cada vez mais plural, o respeito às diferenças tem sido pauta dentro e fora das organizações. Por isso, temas como acessibilidade, empoderamento e diversidade  nas empresas tomaram o ambiente corporativo. 

Atualmente, o que se observa no Brasil e no mundo é o fato das empresas se tornarem espaços abertos, que acolhem diferentes perfis. Ainda, há respeito e tolerância sobre as características individuais de cada colaborador. 

Neste artigo, explicaremos o que é diversidade nas empresas e qual a importância de aplicar esse conceito. Além disso, você conhecerá o valor da diversidade nas organizações e saberá quais os benefícios dessa prática para o negócio e a sociedade em geral. 

O que é diversidade nas empresas?

Em uma de suas músicas mais conhecidas, o cantor e compositor Raul Seixas escreveu: “Cada um de nós é um universo”. Essa frase pode explicar o conceito de diversidade. As pessoas não são iguais, elas têm particularidades que as fazem grandiosas e únicas. 

A diversidade é um conjunto de diferenças e semelhanças de gênero, crença, habilidades intelectuais e físicas, etnia, ideologias, idade, orientação sexual, deficiências, limitações, status socioeconômico nacionalidades e opiniões. 

No caso das empresas a diversidade está atrelada à compreensão e aceitação de diferentes perfis. Devemos ser capazes de conviver harmoniosamente com a diversidade cultural, principalmente em grupo, estabelecendo relacionamentos pautados na inclusão, na dignidade, na equidade e na liberdade. 

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Conceitos como diversidade, acessibilidade e empoderamento devem constar no DNA de empresas que pretendem se posicionar no mercado. No entanto, dizer que a marca aplica a diversidade sem compreender de fato o que isso significa pode ser desastroso.

Mas qual a importância de promover a diversidade nas empresas? Antes de tudo, é fundamental saber que criar ambientes capazes de acolher as diferenças não representa uma ação de marketing ou uma estratégia politicamente correta. 

Empresas que apostam na diversidade para formar suas equipes demonstram não só profundo respeito ético ao que é “diferente”, como também se posicionam como organizações competitivas e disputadas por profissionais qualificados. 

Ainda, a diversidade nas empresas desenvolve a sinergia entre os colaboradores em prol de objetivos comuns e contribui para a retenção de talentos. Afinal, todo mundo quer trabalhar em um ambiente saudável, democrático e plural — todos saem ganhando.

O que não pode ser considerado diversidade?

A diversidade nas empresas deve ser algo real e concreto. Afinal, de nada adianta pagar de moderninha nas redes sociais, por exemplo, e não abrir espaço para a contratação de pessoas culturalmente diversas. 

Ser uma empresa que apoia (e pratica!) a diversidade não pode ser uma estratégia de ser bem vista no mercado, nem tampouco para atender à legislação. A contratação de pessoas com perfis diferentes deve ser visto como uma oportunidade de crescimento para todos.

Ainda, a diversidade nas empresas jamais deve ser vista como assistencialismo, bondade ou caridade. O tema precisa ser encarado como um assunto sério a ser aplicado. As organizações devem agregar pessoas com perfis diferentes, mas que sejam capacitadas e qualificadas. 

Qual o valor da diversidade nas empresas?

Quando aplicada de fato, a diversidade é uma via de mão dupla que beneficia tanto a organização quando o colaborador. Além de promover o convívio saudável entre personalidades distintas, essa cultura também é capaz de atingir novos públicos. E isso é muito importante quando se pretende ser uma marca competitiva e sólida.

Empresas que agregam diferentes perfis entre seus colaboradores conseguem formar equipes mais criativas e inovadoras. Esse diferencial pode ser decisivo para conquistar novos mercados e fomentar o crescimento, seja financeiro ou cultural. 

Diante disso, talvez o principal valor da diversidade nas empresas seja o desenvolvimento do employer branding. Diferentes culturas, comportamentos e visões de mundo chamam a atenção de profissionais talentosos. Logo, aplique sem medo de errar!

Quais os benefícios da diversidade nas empresas?

Como vimos até aqui, posicionar-se como uma empresa que prioriza a diversidade traz benefícios, alguns deles já citados, como a retenção de talentos e a competitividade. A seguir, entenderemos melhor esses e outras vantagens. 

Mais lucratividade e competitividade

Nos quesitos lucro e concorrência, os resultados são estatísticos: empresas que investem na diversidade são mais lucrativas e competitivas. Quem garante é a McKinsey & Company, empresa americana de consultoria empresarial reconhecida mundialmente. 

De acordo com a pesquisa A diversidade como alavanca de performance, empresas que investem na diversidade étnica têm 33% mais chances de sucesso no mercado. Ainda, companhias que optam pela diversidade de gênero são 21% mais lucrativas. 

Maior engajamento dos colaboradores

Quando o assunto é engajamento, os dados vêm de outra pesquisa. Um estudo da Harvard Business Review mostrou que a diversidade nas empresas resulta em colaboradores 17% mais dispostos e a ocorrência de conflitos nesses locais é 50% menor. 

A publicação afirma ainda que valorizar as diferenças nas organizações reflete no clima organizacional. Nessas empresas, os colaboradores se sentem mais à vontade para dialogar, aprender e compartilhar suas experiências. 

Aumento da inovação

Em 2018, a revista Financial Management publicou dados sobre o aumento da inovação nas empresas que investem na diversidade entre seus times. Segundo o estudo, companhias mais diversas registram o dobro de patentes em relação àquelas com times homogêneos.

Isso porque o convívio entre pessoas de diversas origens, culturas e visões de mundo aumenta a chance de solucionar problemas de forma mais harmônica e eficaz. Disso se conclui que a diversidade é sim um diferencial estratégico para as empresas. 

Eleva a retenção de talentos

Em todo o mundo, 87% dos profissionais valoriza o tema da diversidade. Quem afirma é o estudo de uma multinacional holandesa chamada Randstad, especializada em Recursos Humanos.

No Brasil, o índice é maior: 91% das pessoas aposta no conceito de diversidade por acreditarem que o assunto está relacionado ao respeito, ao bem-estar, à produtividade e às relações com melhor qualidade. 

Quando presentes nas organizações, essas características melhoram a imagem pública das mesmas, atraindo talentos e retendo aqueles que já integram as equipes. Empresas plurais refletem compromisso na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Além disso, é nessas empresas que os melhores profissionais querem estar. E o respeito à diversidade reflete também na relação com consumidores, investidores e com a opinião pública. 

Melhora o clima organizacional 

Outro benefício apontado em pesquisa: nas empresas onde a diversidade é real, 76% dos colaboradores admite ter espaço para expor novas ideias e inovar. É o que mostrou um estudo da Hay Group, líder em estratégia de pessoas e desempenho organizacional. 

Essa liberdade para ser quem deseja ser, aliado ao espaço para assumir suas opiniões, crenças e preferências, fortalece a sensação de pertencimento e melhora consideravelmente o clima organizacional

Diante de tudo isso, é inegável que a diversidade nas empresas aliada a outros temas tão importantes, como acessibilidade e empoderamento feminino, vieram para ficar. Ainda, o respeito à diversidade carrega consigo inúmeras questões éticas, que têm a ver também com inclusão, equidade, dignidade e liberdade. Se a sua empresa ainda não pensou nisso como estratégia para se posicionar no mercado, não deixe para amanhã. Leia agora mesmo nosso conteúdo sobre como promover a diversidade nas empresas.

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami