2020-02-18 loja-online-ongs
ONGs que mudam o mundo

Loja online para ONGs: como criar e os benefícios

Dentre os principais desafios de uma ONG está a captação de recursos para manter o funcionamento de todas as atividades. Sabemos que, muitas vezes, a verba é curta e as contas não fecham. Pensando nisso, que tal investir em uma loja online para ONGs? 

A alternativa pode trazer inúmeros benefícios, entre eles, a criação de uma forma de arrecadar recursos para garantir a sustentabilidade da organização. 

Por que ter uma loja online? 

A primeira resposta a essa pergunta você já leu logo ali, na introdução. Criar uma loja online para ONGs é uma forma criativa e efetiva de aumentar a captação de recursos para garantir o funcionamento de seu projeto

Além disso, disponibilizar produtos que representem a ONG em uma plataforma digital é uma excelente estratégia para promover a imagem da organização e ajudar a consolidá-la como uma ONG confiável. Em tempos digitais, estar presente na rede é fundamental, e contar com uma plataforma que divulgue a marca junto com os produtos oferecidos é uma boa maneira de fazer seu projeto ultrapassar barreiras geográficas e alcançar um público muito maior de interessados em contribuir. 

Com uma loja online sempre atualizada, a ONG também chama a atenção de potenciais parceiros, que veem que a instituição leva a sério seus projetos e se esforça para diversificar suas fontes de arrecadação. 

Como criar uma loja online para ONGs? 

Existem algumas dicas importantes para criar uma loja online para ONGs. A seguir, listamos as principais delas e os segredos para estruturar uma página atrativa e funcional! 

Dica 1: Defina os produtos oferecidos

A primeira dica é, na verdade, a etapa inicial do planejamento. Antes de criar uma loja online para ONGs, é preciso saber o que vender. 

A notícia boa é que as possibilidades são muitas! 

A organização pode oferecer desde artigos promocionais da instituição, como camisetas, chaveiros ou material de papelaria, até produtos feitos artesanalmente pela própria instituição. Aqui, vale envolver o time de voluntários e até mesmo os assistidos pelos programas realizados. O importante é disponibilizar para venda aquilo que, de alguma forma, possui valor emocional (por representar a organização) e pode ser interessante para os compradores. 

Dica 2: Escolha a plataforma 

Escolhidos os produtos, é hora de definir o local de venda. 

É possível construir um e-commerce (site focado em vendas, cuja administração é feita inteiramente pela equipe da ONG junto aos programadores) ou buscar formas mais simplificadas de colocar a lojinha no ar. 

Há, também, as plataformas digitais para a realização de lojas online, como é o caso da eSolidar, que oferece uma interface simples e muito intuitiva para colocar os produtos à disposição dos clientes e gerir as vendas. 

Aqui, o mais importante é entender o melhor custo-benefício, buscando uma solução que não prejudique o orçamento da organização e que não represente um trabalho desproporcional para manutenção e gestão. 

Dica 3: Defina as formas de pagamento e entrega dos produtos

Outro ponto importante na criação de uma loja online é a definição das formas de pagamento e entrega dos produtos. É preciso saber se o comprador poderá utilizar cartões de crédito, os canais de pagamento (como PayPal, por exemplo) e se a taxa do frete estará incluída no valor de cada produto ou se será pago à parte. 

Dica 4: Tire ótimas fotos do produto

Com as definições acima feitas, é hora de pensar nas estratégias de venda. A primeira delas diz respeito às fotografias do produto.

Elas serão, literalmente, a “cara” do item vendido, e precisam, portanto, ser nítidas, fiéis à realidade e bem montadas. 

Quer algumas dicas de ouro para fazer boas fotos? Então dê uma olhada na lista abaixo: 

  • escolha um lugar claro e com boa iluminação (se possível, luz natural);
  • use fundos lisos ou que agreguem ao conceito do produto
  • utilize um equipamento que faça imagens com boa resolução;
  • tire fotos em vários ângulos (vistas de cima e em um ângulo de 45º, por exemplo)

Dica 5: Crie uma descrição super criativa para cada item

A descrição do produto pode ser uma das grandes responsáveis pela decisão de compra do apoiador. Portanto, invista em um texto criativo e chamativo! 

Se estiver vendendo itens produzidos na própria ONG, conte brevemente a história de quem fez aquele produto, e sobre todo o sentimento ali contido. Fale sobre as matérias-primas, o processo produtivo e a destinação do recurso. 

O mais importante é criar descrições que despertem emoções como empatia, carinho, humor e respeito. 

Dica 6: Elabore um bom plano de divulgação

A loja online deve ser vista como um negócio para a ONG. É, portanto, fundamental que ela seja (muito) divulgada para potenciais compradores e apoiadores. 

Se você já investe em marketing para ONGs, sabe do que estamos falando. Se não, é hora de começar! 

Use todos os canais da instituição (site oficial, redes sociais, e-mail marketing) para promover a loja solidária e atrair interessados para a página. Use recursos interativos (como vídeos com depoimentos de quem fez cada produto ou de quem adquiriu) para motivar novas compras e estimule os compartilhamentos! 

Dica 7: Dê respostas rápidas e claras aos clientes

O relacionamento com o cliente é um dos segredos de sucesso de qualquer negócio. Com a loja online para ONGs, isso não é diferente. Esteja à disposição para responder dúvidas e questionamentos dos compradores sobre os itens de sua loja. 

Seja cordial e responda com clareza e atenção às mensagens enviadas. Além disso, não deixe que a solicitação fique parada por vários dias na caixa de entrada: verifique as mensagens periodicamente e dê os retornos o quanto antes! 

Já conhece a eSolidar para ONGs? 

Se você se interessou pela ideia de criar uma loja online para ONGs, já pode começar a tirar o plano do papel! Lembre-se apenas de que, para ter sucesso em sua estratégia, é necessário dedicar tempo e atenção às etapas de planejamento e à manutenção da lojinha. Conheça a eSolidar para ONGs e cadastre sua instituição! Em nossa plataforma, é possível criar a loja solidária, gerir vendas e clientes e multiplicar sua receita trazendo ainda mais visibilidade ao seu projeto de transformação social!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami