2020-01-13 VOLUNTARIADO-EMPRESARIAL-CONCEITO-TIPOS-E-COMO-FAZER
Empresas que fazem a diferença

Voluntariado empresarial: conceito, tipos e como fazer

Você sabia que, segundo o IBGE, em nosso país, mais de 7 milhões de pessoas se dedicam a algum tipo de trabalho voluntário? Apesar de ser um número grande, percentualmente, ele representa apenas 4,3% de toda a população do Brasil. O voluntariado empresarial pode ser uma boa oportunidade de tornar este número maior. 

Engajando os colaboradores da empresa, é possível criar ações de impacto social e ajudar a transformar o mundo. E o melhor de tudo é que, em um programa de voluntariado organizado ou estimulado por uma corporação, todos saem ganhando: a empresa, a sociedade e os funcionários! 

O que é voluntariado empresarial? 

Conceitualmente, o Instituto Ethos define voluntariado empresarial como sendo o conjunto de ações realizadas pelas empresas com o objetivo de incentivar e apoiar o engajamento de seus colaboradores em ações voltadas à comunidade. 

Para o Ethos, a grande diferença do voluntariado empresarial para o convencional é a necessidade de que o primeiro envolva um grupo de participantes ligado diretamente (sendo funcionários diretos ou terceirizados) ou indiretamente (familiares, ex-funcionários ou aposentados) a uma empresa. 

De maneira mais simples, podemos dizer que o voluntariado empresarial acontece com a intervenção direta ou indireta da empresa e é voltado, principalmente, para sua equipe e seus stakeholders

Quais são os benefícios do voluntariado empresarial? 

Os benefícios de um programa de voluntariado empresarial são muitos, e certamente vão além do que é possível contabilizar de forma palpável. 

Anualmente, o CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, divulga seu censo, trazendo as principais informações a respeito das atividades voluntárias realizadas pelas empresas no Brasil. 

O último estudo, publicado em 2018, pontuou os principais benefícios do voluntariado empresarial, na opinião dos gestores. 

Após executar ações de seu programa de voluntariado, as empresas associadas ao CBVE pontuaram que melhoria socioambiental nas comunidades beneficiadas, melhoria do clima organizacional e aumento do engajamento de funcionários foram os principais impactos positivos percebidos com a realização de um programa de ações frequentes. 

Além disso, também apareceram na pesquisa outros benefícios da realização de ações sociais com a participação dos colaboradores, como: 

  • maior identificação e pertencimento à instituição;
  • fortalecimento da imagem institucional;
  • fortalecimento do engajamento cívico dos funcionários;
  • maior interação interna dos funcionários;
  • desenvolvimento de competências e habilidades dos funcionários.

O que pensam os colaboradores? 

Você viu como a influência do voluntariado empresarial nos colaboradores foi amplamente mencionada na pesquisa feita com os gestores das empresas? Pois é! 

Isso acontece porque, tão importante quanto perceber o impacto das ações na sociedade, é entender de que maneira isso transforma aqueles que contribuem para a realização das atividades, tornando sua relação com a empresa mais efetiva e mais sólida.

A seguir, vamos mostrar alguns números que retratam como a prática do voluntariado nas empresas repercute entre os funcionários. Acompanhe conosco alguns dos resultados da pesquisa, feita pela IAVE (International Association for Volunteer Effort) e a Fundação Telefônica, divulgada em agosto de 2019: 

  • 85% dos colaboradores que participam do programa de voluntariado da empresa têm uma boa percepção sobre a empresa;
  • 60% dos colaboradores que atuam em um programa de voluntariado empresarial sentem que colocam seus conhecimentos profissionais em prática ao exercerem as atividades;
  • 97% afirmam melhorarem sua flexibilidade mental, tornando-se mais abertos a inovações;
  • 64% acredita que participar de ações voluntárias fortalece suas relações no dia a dia de trabalho.

Quais são os tipos de voluntariado empresarial? 

As possibilidades de atuação para o voluntário empresarial são diversas! Não existe um manual ou guia que determine qual o tipo de abordagem adequada. O ideal é encontrar aquela causa que se conecte com a empresa e que faça sentido para o time de voluntários, bem como para a gestão do negócio. 

Para você ter uma ideia, o último relatório BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), publicado pelo Comunitas, apontou as seguintes causas como sendo os principais focos do investimento social corporativo em 2018: 

Quais as iniciativas de voluntariado realizadas pelas empresas

A seguir, falaremos brevemente sobre as principais delas. Confira! 

Atividades em grupo

Organizar um cronograma de ações em grupo é uma das formas mais populares de voluntariado empresarial. O time de voluntários se reúne periodicamente para realizar intervenções internas ou externas com o objetivo de impactar positivamente o público-alvo. 

Neste tipo de voluntariado empresarial, são comuns ações como mutirões, palestras, eventos, aulas e oficinas. 

Dia do trabalho voluntário

Muitas corporações adotam o Dia do Trabalho Voluntário (em geral, celebrado no dia 5 de dezembro) como a data central do calendário de ações do programa de voluntariado empresarial. 

Trata-se de um dia para fazer a diferença: colaboradores (incluindo aqueles que não participam de forma contínua do calendário de ações), previamente preparados por meio de campanhas e ações de marketing e comunicação interna, se reúnem para realizar uma ação ou participar de um grande evento de impacto social. 

Formação de redes de colaboração entre os voluntários

Criar sistemas de colaboração entre os próprios voluntários é uma forma de estimular a troca de conhecimentos e multiplicar a semente da solidariedade. 

Algumas empresas adotam o formato “rede de conhecimentos” para estimular a troca de favores e o auxílio sob demanda entre os colaboradores, em uma espécie de “Classificados da Solidariedade”. 

Estímulo ao voluntariado digital

Em um contexto totalmente mergulhado na transformação digital como o nosso, já era de se esperar que o voluntariado empresarial também desse uma repaginada em seu formato, não é mesmo? 

Por meio de ações essencialmente digitais, realizadas em plataformas especializadas, como a da eSolidar, as empresas estimulam seus colaboradores a se engajarem em projetos e ajudar a modificar realidades. 

Quais as principais causas apoiadas? 

Os tipos de voluntariado empresarial também estão ligados às causas apoiadas.

Definir o segmento em que será feito o investimento social ajudará a definir quais modelos de atuação atenderão melhor ao propósito. 

Abaixo, você confere o gráfico do BISC 2018 com os principais destinos do investimento social das empresas brasileiras:  

Investimento social: o que fazem as empresas

Como implementar um programa de voluntariado? 

A estruturação de um programa de voluntariado empresarial precisa estar fortemente aliada à gestão da empresa. 

Para ganhar relevância e se tornar parte do negócio, o conjunto de ações precisa ser cuidadosamente planejado. Do contrário, o programa se torna um “acessório”, e acaba sendo deixado de lado na primeira oportunidade. 

Abaixo, você confere nossas dicas para estruturar um programa de voluntariado efetivo: 

  1. Defina os objetivos estratégicos do programa, levando em conta os resultados esperados (do ponto de vista da empresa e da sociedade)
  2. Escolha as causas apoiadas
  3. Estabeleça as contrapartidas da empresa para os voluntários (o que será oferecido pela empresa para auxiliar aqueles que participam das ações?)
  4. Defina o orçamento disponível para o programa 
  5. Crie os indicadores de acompanhamento do desempenho do programa
  6. Convoque o time de voluntários, por meio de campanhas internas e externas para comunicar a Responsabilidade Social na empresa
  7. Realize encontros periódicos para garantir a sedimentação e o dinamismo do programa
  8. Capacite a equipe para atender às necessidades do programa de voluntariado empresarial
  9. Compartilhe resultados com os voluntários, com a empresa, com os colaboradores e com a comunidade

É possível ter um voluntariado empresarial diferenciado?

Se, ao ler os tópicos acima, você se fez esta pergunta, a resposta é: sim! É possível incrementar a estratégia de implantação para que ela se torne ainda mais especial. 

Um dos segredos para um voluntariado diferenciado é conectar iniciativas solidárias à diversidade. Valorizar e apoiar projetos neste sentido é uma forma de agregar valor ao programa.

Outra opção é apostar na cocriação, acolhendo iniciativas que venham da comunidade e dos próprios colaboradores.

Concentrar esforços na união dos setores da empresa pode trazer resultados inimagináveis para o voluntariado empresarial! Não deixe que as ações e reuniões fiquem centralizadas apenas no setor responsável por sua manutenção (em geral, o de Comunicação ou Recursos Humanos): convoque reforços de todos os segmentos e hierarquias para enriquecer a troca de conhecimentos. 

Por fim, não deixe de agradecer ao time de voluntários. Inclua uma rotina de feedbacks após as ações e estimule a equipe por meio de reconhecimentos pelos serviços prestados, eventos e momentos de descontração. 

Viu só como o tema do voluntariado empresarial rende longas reflexões? O mais importante é trabalhar para aliar o programa à finalidade social e aos valores da empresa. Isso possibilita a incorporação das ações à rotina dos colaboradores com muito mais facilidade e sentido. Se interessou por todas as possibilidades de um voluntariado corporativo? Então agende uma conversa e conheça a eSolidar Business! Podemos te ajudar a fazer a gestão da Responsabilidade Social em sua empresa!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami