2020-01-02 tendencias-de-responsabilidade-socail-para-empresas
Empresas que fazem a diferença

Tendências de responsabilidade social para empresas em 2020

Com a chegada de um novo ano, chegam também as projeções e perspectivas sobre o que ele pode trazer em diversos aspectos. 

O ano de 2020, em especial, vem carregado de simbolismos e expectativas. Afinal, iniciamos uma nova década, com chances renovadas de fazer a diferença e mudar o mundo para melhor. 

O que será que os próximos dez anos nos trarão? Qual será o nosso legado nessa década que inicia? 

Neste artigo, vamos refletir sobre as principais tendências de responsabilidade social para empresas em 2020. Embarque conosco nessa jornada e aproveite para repensar as estratégias da sua corporação! 

O que busca o novo consumidor

Estamos vivendo tempos de transformação, onde os compromissos morais e sustentáveis dos cidadãos estão vindo à tona e impactando fortemente em suas relações de consumo. 

Em uma recente pesquisa digital divulgada pela Numa recente pesquisa digital divulgada pela Fiep, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

O compromisso das empresas com ações de impacto positivo repercutem, inclusive, nas decisões de compra. Outro estudo da Nielsen mostrou que 45% dos consumidores globais adquirem produtos em razão de serem vendidos por empresas conhecidas por seu posicionamento ecologicamente correto. 

O índice de importância para a Responsabilidade Social Empresarial no Brasil, do ponto de vista dos consumidores, é um dos maiores registrados no estudo: 94% dos respondentes brasileiros afirmam que as empresas devem implantar em seu cotidiano ações para melhorar o meio ambiente, por exemplo. 

Você já está preparando o planejamento de Responsabilidade Social para o novo ano? Então fique de olho no próximo tópico: temos dicas importantes para colocar seu negócio na rota das maiores tendências de Responsabilidade Social para empresas em 2020! 

Tendências de Responsabilidade Social para empresas em 2020

Participação, cooperação e inovação. Estas são algumas das palavras de ordem quando falamos em tendências de Responsabilidade Social para empresas em 2020. 

Abaixo, você confere algumas dicas do que estará em alta no segmento nos próximos anos. 

Voluntariado ativo 

Em nosso país, o trabalho voluntário engaja mais de 7 milhões de pessoas por ano. É o que diz o IBGE, em sua pesquisa anual Outras formas de trabalho

Se sua empresa ainda não tem um programa de voluntariado, aproveite esse momento! 

Cada vez mais empoderadas pela tecnologia e pelas mídias sociais, as pessoas buscam por oportunidades de fazer a diferença e se tornarem protagonistas da mudança que esperam ver no mundo. E, mais do que isso, estão dispostas a se tornar embaixadoras da causa que defendem. 

Sabendo como comunicar e promover a Responsabilidade Social Empresarial, é possível engajar a equipe, criar um efetivo e contínuo cronograma de ações e promover debates e conversas que ressignifiquem constantemente o papel exercido pela equipe. 

Foco no bem-estar

A Responsabilidade Social Empresarial não está apenas em ações voltadas ao ambiente externo. É muito importante cuidar do ambiente interno para construir uma equipe saudável e disposta a levar para a sociedade os valores e propósitos vividos diariamente na empresa. 

Revisite os ambientes de trabalho e busque formas de otimiza-los. 

Já pensou em criar um ambiente de coworking para a sua equipe? Muitas vezes, trabalhando juntos, os colaboradores captam afinidades entre as áreas e são capazes de desenvolver soluções inimaginadas para problemas cotidianos! 

Que tal investir também em um espaço de relaxamento? Com materiais reaproveitados, como pallets e garrafas PET, é possível criar um cantinho especial para aqueles valiosos momentos de descanso na jornada de trabalho. 

Cocriação e coparticipação

Está aí um conceito que ganhou força em 2019 e segue com tudo para 2020: a cocriação. 

A essência do conceito é reunir partes interessadas para produzir em conjunto algo que tenha valor para todas elas

Não se encaixa perfeitamente na essência da Responsabilidade Social Empresarial? 

Pensando nisso, permita que seus colaboradores sejam parte relevante das estratégias traçadas pela empresa. Permita que levem, efetivamente, projetos e ideias para o âmbito empresarial, bem como carreguem para suas casas aquilo que é vivenciado na rotina de trabalho. 

Valorize também a experiência das comunidades-alvo das ações, dando a elas o papel de protagonistas no desenvolvimento de planos de ação. 

O resultado dessa experiência tem tudo para ser o melhor possível: empoderamento das partes envolvidas, senso de pertencimento, laços afetivos entre a empresa, seus funcionários e a sociedade. 

Compartilhamento de atitudes

Em 2020, use os canais de comunicação internos e externos para espalhar as boas práticas da empresa! 

Campanhas, ações e resultados são excelentes conteúdos para os canais online da empresa, especialmente porque tem dupla ação: ao mesmo tempo em que divulgam a marca, contagiam outras pessoas a se engajar em causas sociais. 

Uma dica para quem busca dar visibilidade às ações de RSE em 2020 é apostar na parceria com influenciadores digitais. A pesquisa Influenciadores Digitais, feita pela Qualibest em 2019, mostrou que 73% dos brasileiros já foram influenciados por personalidades digitais ao adquirir algum produto ou serviço. 

Agora pense com a gente: já imaginou o engajamento de sua campanha de Natal, por exemplo, com o apoio de um influenciador digital? 

Onboarding na Responsabilidade Social

O objetivo do Onboarding é, como sua tradução já diz, fazer com que o funcionário “embarque” na cultura da empresa. 

A tendência para os próximos anos é que isso aconteça cada vez mais cedo, antes mesmo da entrada do colaborador na empresa. Muitos recrutadores têm utilizado, nos processos seletivos, técnicas para identificar aqueles candidatos que já possuam alguma afinidade com os valores da empresa. 

Por que não fazer isso também com a Responsabilidade Social? Assim, o engajamento é maior e a motivação para fazer a diferença, também. 

Pensamento inovador

O ano de 2020 chega para quebrar de vez o pensamento corporativo tradicional. Agora, o diferencial é pensar como uma startup. 

E, sabe de uma coisa?

Estas empresas de inovação têm focado seu pensamento, cada vez mais, no desenvolvimento sustentável e nas ações de Responsabilidade Social, conforme aponta o balanço realizado após a Feira de Inovação Europeia de 2019. 

A principal tendência, neste caso, é usar a tecnologia e a inovação para tornar mais sustentáveis as relações sociais, ambientais e econômicas. 

Responsabilidade Social no posicionamento de marca

A tendência de fazer o posicionamento de marca por meio da Responsabilidade Social segue firme em 2020. 

Empresas que vivem a Responsabilidade Social em seu cotidiano conseguem transparecer seus valores e propósitos de forma verdadeira, e, com isso, se fortalecem diante de fornecedores, parceiros e sociedade. 

Se as atitudes sustentáveis ainda não estão no DNA de sua empresa, é hora de pensar sobre isso! 

Desafios para a nova década

Você deve ter percebido que as tendências de Responsabilidade Social para Empresas em 2020 tem um grande objetivo comum: conectar as pessoas, empoderando-as como agentes de mudança e tornando o propósito do impacto social comum a toda a equipe da empresa. 

Conexão e propósito são duas das palavras-chave mapeadas pela Deloitte em seu estudo “Global Marketing Trends 2020”. De acordo com a pesquisa, são sete as tendências identificadas para os próximos meses: 

  • propósito
  • experiência
  • fusão
  • confiança
  • participação
  • talento 
  • agilidade 

O grande objetivo das empresas deve ser encontrar formas de tornar as experiências cada vez mais humanizadas, apostando na criação de vínculos reais entre corporação, colaboradores, stakeholders e comunidade do entorno. Em um mundo cada vez mais digital, esse pode ser um desafio e tanto! 

Liderar com propósito e saber como comunicar a Responsabilidade Social na empresa são dois grandes diferenciais de quem busca construir um verdadeiro ecossistema de solidariedade. Dessa forma, é possível criar relações baseadas em lealdade, solidez e relevância, mantendo seu negócio por dentro das tendências de responsabilidade social para empresas em 2020.

Se você gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de mais informações sobre o mundo da Responsabilidade social empresarial e da geração de impacto positivo na sociedade, assine nossa newsletter e não perca nada!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami