Como-comunicar-e-promover-responsabilidade-social
Empresas que fazem a diferença

Como comunicar e promover a responsabilidade social nas empresas

Trabalhar a responsabilidade social nas empresas está se tornando um fator essencial para promover diferenciação e sustentabilidade aos negócios. 

Muito mais do que entregas de produtos ou serviços, a sociedade e o corpo de funcionários esperam que as empresas se posicionem como agentes efetivos de mudança socioambiental. 

É o que confirma a pesquisa divulgada pela FastCompany em fevereiro de 2019. De acordo com o estudo, mais de 70% dos entrevistados afirmaram que tendem a escolher empresas com um forte posicionamento de responsabilidade social para trabalhar.  

Pensando nisso, torna-se dever das organizações investir em responsabilidade social e incorporar a prática aos valores da empresa. 

Nesse artigo, falaremos um pouco sobre como estruturar a responsabilidade social nas empresas e como torná-la parte do dia a dia de todo o time de colaboradores. 

Como promover a responsabilidade social nas empresas? 

O principal objetivo da responsabilidade social nas empresas é estabelecer padrões para uma gestão ética, focada no bem-estar dos colaboradores e da comunidade. Além disso, as ações devem se voltar para a redução de impactos no meio ambiente e atenção às demandas sociais do entorno. 

Em uma empresa, encontramos responsabilidade social em diversos setores, desde o RH, com práticas de atenção às necessidades do colaborador, às áreas produtivas, que investem em determinados modos de produção para economizar recursos ou minimizar danos ao ambiente. 

É preciso, no entanto, centralizar as ações em uma área ou equipe, gerando integração entre as iniciativas e avaliando os resultados de forma coletiva. 

Para facilitar o entendimento de como promover a responsabilidade social nas empresas, preparamos uma lista com alguns tópicos que não podem ficar de fora.

  1. Vivenciar a responsabilidade social diariamente

É fundamental que a mensagem da responsabilidade social esteja contida nos valores da empresa. Quando a filosofia interna da corporação comunica seu posicionamento com a responsabilidade social, os colaboradores passam a vivenciá-la diariamente. 

É importante incluir aspectos voltados à responsabilidade social nos processos de gestão sempre que possível. Isso pode acontecer em rotinas de manutenção, gestão de refeitórios, reuniões diárias com a liderança, processos de RH — como recrutamento e seleção ou treinamento e desenvolvimento —,  mensagens da diretoria, entre outros. 

  1. Atrelar a tomada de decisões à responsabilidade social 

A diretoria deve estar consciente de seu papel estratégico na promoção da responsabilidade social empresarial. Por isso, é importante que o corpo diretor sempre atrele suas diretrizes e ações com a responsabilidade social, demonstrando sua preocupação e engajamento com o assunto.

  1. Envolver os funcionários nas decisões sobre o tema

Os colaboradores são peças importantes na estruturação e promoção da responsabilidade social nas empresas. Por isso, eles devem ser envolvidos em todo o processo de elaboração de ações e iniciativas

Antes de iniciar um programa de responsabilidade social, faça uma pesquisa interna. Ouça os funcionários sobre o que eles têm a dizer sobre o tema, como se sentem ao trabalhar em uma empresa preocupada com o assunto e em que ações gostariam de participar. 

Após iniciado, o programa pode ser continuamente aperfeiçoado com feedbacks e sugestões dos colaboradores. 

  1. Criar um programa de voluntariado

Quando estruturado, o programa de responsabilidade social deve contar com um time de voluntários responsável por articular e executar ações, acolher e conscientizar novos membros e trazer resultados para a gestão da empresa periodicamente. 

É importante que esse time esteja sempre pronto a receber apoio, e que cada membro tenha consciência da seriedade de seu trabalho. 

  1. Envolver a comunidade

Se sua empresa estiver iniciando o programa de responsabilidade social, é importante criar um circuito de conversas envolvendo diretoria, colaboradores e comunidade. O objetivo desses encontros deve ser despertar o interesse e envolvimento de todos sobre os assuntos e ações que a empresa irá desenvolver.

  1. Estruturar um cronograma de ações contínuas

Um bom programa de responsabilidade social nas empresas não se basta com apenas uma ação por ano. É preciso montar um cronograma de atividades que ocorram continuamente. 

Este é o segredo para disseminar e encantar colaboradores e stakeholders: promover ações frequentes que engajem e façam com que todos se sintam parte do processo.

Como comunicar a responsabilidade social nas empresas? 

Em paralelo à promoção da responsabilidade social nas empresas, deve estar sua divulgação. Afinal, a melhor forma de conectar e cativar os colaboradores sobre a importância de fazer o bem é mostrando o que já vem sendo feito

Existem diversas formas de se comunicar a responsabilidade social nas empresas. A seguir, você conhece algumas delas. 

  • Canais internos: é fundamental ter um canal aberto para divulgar com frequência os planos e ações que estão sendo desenvolvidos sobre o assunto. O canal pode ser exclusivo (uma newsletter semanal ou quinzenal sobre a responsabilidade social na empresa) ou uma editoria nos canais já existentes (como a TV corporativa, o jornal mural ou a intranet). O mais importante é colocar o assunto na pauta de conversas dos colaboradores. 
  • Eventos: outra forma de comunicar a responsabilidade social nas empresas é realizando eventos sobre o tema. Ainda que seja uma ocasião anual, colocar as iniciativas da empresa em pauta pode trazer mais colaboradores para a causa e levar os dados e resultados obtidos ainda mais longe. 
  • Ações de voluntariado: as ações de voluntariado também comunicam a responsabilidade social nas empresas. Cada novo colaborador que decide contribuir tem acesso a um leque de informações sobre o programa desenvolvido, e se torna apto a ser um multiplicador do tema. 
  • Canal aberto entre os colaboradores e a equipe do programa de responsabilidade social: é fundamental que o time de responsabilidade social esteja sempre disponível para fornecer informações e levar conhecimento sobre o programa. 

Isso pode acontecer de forma espontânea ou em encontros programados, como visitas às áreas da empresa ou pequenas reuniões em locais de convergência (como refeitórios ou recepções). 

Quais os benefícios de comunicar e promover responsabilidade social nas empresas? 

Os benefícios de realizar um trabalho de responsabilidade social nas empresas são inúmeros. Conectando os colaboradores ao propósito da empresa, é possível gerar engajamento e valorização do ambiente de trabalho. 

Cientes de que são parte de um grupo que aposta em ações de impacto social, os funcionários entendem seu papel no todo, o que contribui para o reforço do senso de pertencimento

Além disso, não podemos deixar de mencionar que uma empresa que se posiciona como agente de mudança social e ambiental possui uma imagem favorecida diante de seus stakeholders. 

Criar, gerir e comunicar a responsabilidade social nas empresas exige comprometimento por parte da equipe responsável. É importante se atentar a possibilidade de tornar o trabalho mais fluido e direcionado. A eSolidar para Empresas, por exemplo, pode ser uma grande parceira nesse processo. O trabalho funciona por meio de uma plataforma que auxilia na gestão da comunicação e na criação de ações de responsabilidade social. 

Se você quer saber mais sobre como funciona e como implantar a responsabilidade social em seu negócio, baixe nosso e-book Manual da Responsabilidade Social para empresas. Lá você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto!

slide-horizontal-ebook-manual-responsabilidadePowered by Rock Convert
Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami