ONG-confiavel-como-transmitir-a-sua-mensagem
ONGs que mudam o mundo

ONG confiável: como transmitir essa mensagem para o seu público

Um dos principais desafios encontrados pelas organizações nos dias de hoje é demonstrar o trabalho desenvolvido na entidade com o objetivo de provar que é uma ONG confiável. 

Nosso cenário aponta para um crescimento contínuo do segmento, o que dificulta a tomada de decisão por parte do apoiador, que tem uma infinidade de instituições para avaliar e escolher. 

Para você ter uma ideia, o estudo Um retrato da doação no Brasil, divulgado pelo Idis, aponta que, para 32% dos brasileiros, confiança na ONG é o principal motivo pelo qual uma doação é feita

Por isso, conhecer estratégias para aproximar a organização do público e mostrar que ali é realizado um trabalho sério e responsável deve ser um objetivo constantemente buscado. 

Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe.Nesse artigo, daremos algumas dicas importantes para transmitir aos apoiadores a mensagem de que sua instituição é uma ONG confiável. 

Por que é importante mostrar que é uma ONG confiável? 

Em primeiro lugar, podemos dizer que a razão principal de se mostrar que é uma ONG confiável é a diferenciação de outras organizações que não levam seu trabalho a sério. Atualmente, de acordo com o IBGE, nosso país possui cerca de 300 mil organizações registradas e funcionando em todo o território nacional. 

É de se imaginar a dificuldade dos investidores e voluntários em escolher a organização certa para destinar seu apoio, não é mesmo? 

Além da diferenciação, existem mais alguns motivos pelos quais é importante investir em estratégias que provem o quanto uma ONG é confiável. Alguns deles são: 

  • aumenta a credibilidade da organização para conseguir parcerias;
  • aproxima a organização da comunidade ao redor; 
  • potencializa a visibilidade da organização, que passa a ser considerada uma autoridade no serviço prestado à comunidade. 

Principais desafios encontrados

No entanto, reconhecemos que transmitir a mensagem de uma ONG confiável não é uma tarefa tão simples. Os principais desafios encontrados são a escassez de recursos, a desconfiança de investidores e a disseminação de informações que denunciam casos de fraudes.

Como resultado, sabemos que uma boa parte do público-alvo se torna resistente ao apoio. 

Mas nem tudo está perdido. Com estratégias bem estruturadas, transparência nos processos e o envolvimento da comunidade, é possível mostrar que é uma ONG confiável e que o apoio da sociedade civil e empresarial, pode, sim, ajudar a transformar realidades. 

Como mostrar que é uma ONG confiável? 

A seguir, preparamos uma lista com 6 dicas para mostrar que a entidade é uma ONG confiável. Confira! 

  1. Seja transparente em todas as ações

Todo relacionamento saudável precisa de transparência. Assim funciona, também, com as ONGs e seus apoiadores. Sejam eles voluntários, doadores ou parceiros, todos têm o direito de conhecer a fundo o destino de seus investimentos e doações. 

Para isso, é importante construir canais de divulgação de balanços e relatórios de custos que incluam o verdadeiro destino de toda a verba da instituição. 

Muitos doadores acreditam, por exemplo, que sua doação é revertida integralmente para a causa apoiada. Mas, em alguns casos, parte da verba precisa ser empregada no funcionamento da própria organização (para manutenções, por exemplo). Saiba que isso não é um problema, desde que a comunicação aconteça desde o início da campanha. 

  1. Invista em parcerias com pessoas e empresas que já possuem credibilidade

Outra forma de atestar que sua ONG é confiável é investindo em parcerias com pessoas ou empresas sólidas e com credibilidade.

É de se esperar que ONGs com representatividade e um bom posicionamento na sociedade se engaje com instituições que possam, de fato, auxiliá-la com as causas defendidas. Alguns exemplos de empresas e órgãos que se enquadram nessa categoria são as prefeituras, secretarias de educação, saúde ou cultura, indústrias e empresas tradicionais ou até mesmo multinacionais que atuam na região. 

Na maioria dos casos, estas instituições já possuem uma tendência a investir em parcerias que beneficiem as comunidades ao redor.  

  1. Divulgue as ações e resultados da ONG

Doadores e apoiadores esperam conhecer mais sobre as atividades realizadas na ONG por meio dos canais de comunicação. Por isso, é essencial que as informações relevantes sobre a ONG estejam disponíveis ao menos nas plataformas digitais. 

Com um bom plano de marketing, as ações realizadas pela equipe alcançam investidores e parceiros, oferecendo valor real a quem está buscando uma instituição para apoiar.

  1. Mantenha os registros atualizados e disponíveis

É possível que empresas e indústrias (em especial as de grande porte) exijam que sua instituição apresente toda a documentação de regularização para fechar uma parceria. Esse, inclusive, é um dos requisitos mais importantes para viabilizar a captação de recursos para ONGs

Por isso, seja nesses casos ou em casos de apoio de pessoas físicas ou pequenas empresas, disponibilize o acesso aos registros e documentos (regimento, estatuto, atas de eleição, certidões de regularidade com impostos, cadastro em conselhos do município e estado etc) para consulta e mostre que sua organização opera de forma correta. 

  1. Mantenha as portas abertas para visitas e reuniões

Muitos apoiadores se sentem mais seguros sobre a confiabilidade da ONG quando conhecem seu funcionamento de perto. Crie uma agenda de visitas e organize uma equipe disponível para mostrar tudo sobre o funcionamento do projeto. 

Pode parecer um mero detalhe, mas, para muitas pessoas, ter uma experiência direta com a instituição é um fator decisivo para a tomada de decisão sobre o apoio. 

  1. Atrele sua ONG a canais que certificam sua idoneidade

Muitas ONGs, entretanto, não se localizam geograficamente próximas de seus doadores. E isso não deve ser um impeditivo para aproximar quem precisa de ajuda de quem quer ajudar.

Para isso, existem canais, como a eSolidar, que certificam a idoneidade das instituições, por meio de verificações que asseguram a legalidade de sua criação e seu propósito social. 

O trabalho de mostrar que uma instituição é uma ONG confiável deve ser contínuo. O lado bom disso, é que, uma vez construído, o ciclo de atitudes que contribuem para a credibilidade da organização tende a ser naturalmente alimentado pelas ações e parcerias firmadas. Se você quer saber como dar um gás na angariação de novos parceiros para a sua ONG, leia nosso artigo sobre marketing para ONGs. Nele, você encontra dicas imperdíveis para divulgar ações e conquistar apoiadores!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami