Como-comunicar-os-valores-da-empresa
Empresas que fazem a diferença

Como comunicar os valores da empresa, gerando engajamento e impacto social

Desde o momento de sua criação, a empresa está pautada em diretrizes que impulsionam suas atitudes. Os valores da empresa são uma forma de consolidar essas diretrizes, orientando a identidade da corporação e dando a ela algo extremamente valioso: o senso de propósito. 

De acordo com a Harvard Business Review, em matéria publicada em maio de 2018, empresas que possuem um senso de propósito bem definido tiveram uma performance 14 vezes melhor no índice de ações comercializadas nas bolsas de valores NASDAQ ou NYSE entre 1998 e 2013. 

Isso prova que valores e propósitos bem construídos e bem comunicados são capazes de mostrar a verdadeira relevância de um negócio. 

Se você quer saber como definir e comunicar os valores da empresa, continue lendo esse artigo. Nele, falaremos um pouco mais sobre os aspectos fundamentais da construção desse importante pilar. 

Como definir os valores da empresa

Valore são a motivação verdadeira da existência de uma organização. Assim como nossos valores enquanto indivíduos, os valores da empresa são a expressão de sua identidade e de sua singularidade.

Entende como isso pode ser profundo? 

Por isso mesmo, é essencial que a construção dos valores aconteça de forma séria e com o comprometimento de toda a liderança. Dessa forma, os aspectos definidos são sólidos e podem ser incorporados de forma verdadeira ao DNA da empresa, sendo transmitidos para cada um dos funcionários e vivenciados no dia a dia. 

O processo de definição dos valores da empresa deve ser cuidadoso. Por se tratar do “coração” da companhia, é preciso contar com a entrega da liderança para captar verdadeiramente a essência do negócio. 

A seguir, citaremos alguns dos passos necessários para construir valores sólidos e verdadeiros para uma empresa. 

  1. Pensar em como a empresa deve ser lembrada

Nossa primeira dica, na verdade, é uma pergunta. E uma pergunta fundamental! A proposta, aqui, é compreender de que forma a diretoria deseja que a empresa impacte na sociedade. 

Se fosse uma pessoa, por exemplo, quais seriam suas características principais? 

  1. Descobrir como a empresa pode ajudar a sociedade

Em segundo lugar, é importante relativizar. Colocando a empresa em relação à sociedade, é possível compreender a forma como ela deseja ser útil? 

Pensar em como a empresa pode ajudar a sociedade em que está inserida pode ser uma forma de estabelecer os valores-guia do trabalho realizado. 

  1. Se espelhar em empresas admiráveis

Todo empreendedor se espelha em algum caso de sucesso para alavancar seu negócio. Isso é muito comum quando falamos de grandes faturamentos, processos produtivos otimizados e equipes de alta performance. Mas e se pensarmos em valor social? 

Quais são as empresas cujos valores inspiram a sua? 

De que forma elas impactam a sociedade e seus colaboradores? 

Como o desejo de fazer diferente move sua gestão? 

A partir de um exemplo, fica mais fácil refletir e encontrar, na identidade da empresa, aquilo que a identifica e motiva sua existência. 

  1. Não generalizar

Aqui, o conselho é: fuja da tendência de buscar frases prontas! Se espelhar em uma empresa-modelo é recomendável; copiar os valores do negócio alheio, não.

Estamos falando de definições que sintetizam o DNA da empresa. 

Por essa razão, elas precisam ser únicas e capazes de traduzir os princípios que movem cada um dos envolvidos no negócio. 

Como comunicar os valores da empresa para os funcionários e a sociedade

Fazer com que os valores da empresa “movam cada um dos envolvidos no negócio”, como dissemos acima, parece uma tarefa complexa, não é mesmo?  Mas este é um objetivo que jamais pode ser deixado de lado. 

Cada novo colaborador da empresa precisa ter contato com os valores princípios que a regem desde o recrutamento e seleção. É ideal que haja, dentre as etapas do processo, formas de identificar e reconhecer potenciais colaboradores com sintonia aos valores da empresa. 

Uma vez contratados os colaboradores precisam se recordar constantemente daquilo que os move. Isso os conecta com o negócio, desperta o senso de pertencimento e faz com que o trabalho seja mais prazeroso. 

Algumas formas de mostrar que os valores da empresa fazem mesmo parte da corporação são: 

  • realizando eventos internos;
  • estimulando campanhas de cunho social que estimulem a prática dos valores;
  • mantendo o diálogo aberto entre a liderança e os colaboradores, para que discutam e reforcem constantemente os propósitos do trabalho;
  • usando os colaboradores como porta-vozes dos valores da empresa em campanhas internas e externas; 
  • destacando colaboradores que demonstram os valores da empresa em seu dia a dia;
  • reconhecendo boas práticas; 
  • orientando tomadas de decisão internas e externas com base nos valores. 

Por mais que sejam a representação do DNA empresarial, os valores também precisam ser comunicados à sociedade. Esta é uma forma de humanizar a relação da empresa com clientes, fornecedores, parceiros, mídia e sociedade. Para isso, lance mão de campanhas de marketing e de ações com a comunidade e demais stakeholders para comunicar os valores como posicionamento de marca. 

Valores da empresa e responsabilidade social

Uma maneira estratégica de comunicar os valores da empresa à sociedade é criando uma conexão entre eles e a realização de ações de alto impacto. 

Dessa forma, podemos dizer que a Responsabilidade Social torna-se um reflexo do conjunto de valores no qual se apoia. Isso faz com que ela seja mais um instrumento de popularização dos princípios de orientação da corporação. 

Para alcançar este resultado, a empresa deve investir em iniciativas como a criação de um programa de voluntariado, engajando os colaboradores nas causas de Responsabilidade Social, o desenvolvimento de ações que reforcem seus compromissos com o meio ambiente, o envolvimento com instituições e ONGs de apoio às comunidades e a adoção de práticas sustentáveis na rotina de trabalho. A Responsabilidade Social Empresarial pode ser uma grande aliada na divulgação e consolidação dos valores da empresa na sociedade e entre os colaboradores. Quer saber um pouco mais sobre esse conceito? Então leia nosso artigo sobre o tema e fique por dentro!

Share via
Copy link
Powered by Social Snap
Close Bitnami banner
Bitnami