Como organizar a vossa angariação de fundos em 5 passos

Não é segredo que com a aproximação do natal ficamos mais sensibilizados para partilhar e ajudar os outros. Nesse sentido, esta época festiva tornou-se crucial para as organizações sem fins lucrativos, sendo a última oportunidade do ano para angariar os donativos necessários ao seu trabalho e crescimento.

A pensar na vossa angariação de fundos, aqui estão cinco dicas importantes:

1 – De que forma a comunidade pode ajudar a vossa organização?

Comecem por definir os vossos objetivos e de que forma a vossa comunidade pode ajudar a alcançá-los: voluntariado, leilões e donativos.

Vamos concentrar-nos no último por ser a necessidade mais comum. Como estamos tão perto da época de festas e as organizações têm orçamentos apertados, lançar uma angariação de fundos online é efectivamente uma boa solução.

Se ainda não ouviram falar da eSolidar, saibam que é uma plataforma de impacto social que une as organizações e as suas comunidades, oferecendo ferramentas fáceis para angariar fundos e aumentar a visibilidade das organizações sem fins lucrativos.

Depois de registarem gratuitamente a vossa organização na plataforma, é possível:

– Realizar um leilão solidário de um artigo especial ou uma experiência única com os vossos embaixadores ou outras celebridades (podem ver aqui alguns exemplos);

– Criar uma loja solidária para vender os vossos artigos (podem ver aqui o que as outras organizações estão a vender);

– Receber donativos diretos da comunidade.

Tudo isto é online, o que torna mais fácil à comunidade fazer donativos e ao mesmo tempo divulgar a angariação de fundos da vossa organização.

2) Como escolher os artigos para vender e leiloar?

Para ajudar na escolha dos artigos, ficam três dicas rápidas:

– Ter em atenção o público alvo.

– Pensem em cada ocasião para as quais a comunidade adquire os artigos. Para o Natal, devem ser artigos que o identifiquem.

– Ao inserirem os vossos artigos lembrem-se que a toda a informação bem como as fotografias são fundamentais.

3) Promover, promover, promover!

Um dos pontos importantes para a promoção da vossa causa é a definição da mensagem. É importante que a comunidade se reveja na vossa história, criando um sentimento de união e causa comum.

Igualmente importante é adicionar um apelo à ação usando uma linguagem direta que leve a comunidade a perceber de que forma pode ajudar.

O passo seguinte é divulgar a sua campanha. Para tal ficam aqui alguns exemplos:

– Redes Sociais: o facebook é uma das melhores plataformas para promover a sua angariação de fundos. As suas publicações podem chegar aos seus amigos, familiares e seguidores.

Durante uma campanha de angariação de fundos devem tentar partilhar o máximo possível. No entanto, as publicações não se devem concentrar apenas em pedir donativos. Devem também partilhar com a vossa comunidade as histórias de sucesso.

– E-mail: façam as mesmas partilhas através do e-mail. É importante dar especial ênfase ao que a vossa organização alcançou durante este ano e porque precisa novamente de ajuda. Um bom assunto de email, pode levar ou não à sua leitura.

– Imprensa: contactar jornais, blogs e estações de rádio pode ajudar a alcançar um público mais amplo. No email para o jornalista tente explicar por que motivo deveriam publicar uma notícia sobre a vossa organização, adicione o comunicado de imprensa ao corpo de e-mail, algumas fotos e o vosso logótipo.

4) Termina o Natal mas a angariação de fundos continua!

Terminada a época natalícia, todos nós recebemos aquele presente de natal de que não gostamos ou não necessitamos.

Na eSolidar a vossa organização tem a oportunidade de angariar fundos através desses presentes.

Como?

A eSolidar é uma plataforma on-line (como o ebay ou o olx). Qualquer pessoa pode vender os seus artigos na plataforma, incluindo os presentes de natal de que não gostámos tanto. Quem vende na eSolidar doa uma percentagem à sua escolha para uma organização igualmente à sua escolha.

5) Agradecer

Todas as pessoas, incluindo os vossos seguidores, gostam de se sentir parte de algo maior do que eles próprios. Mostrem-lhes o impacto da contribuição que fizeram. Este pode ser o primeiro passo para um relacionamento duradouro. Existem várias formas de dizer obrigado(a):

– Enviar um e-mail ou carta personalizados, explicando o quão importante foi receber o donativo;

– Façam um vídeo ou tirem fotografias da vossa equipa a agradecer;

– Usem as redes sociais e façam uma publicação para agradecer a todos os seguidores;

A época natalícia está quase quase a começar, por isso não percam mais tempo. Definam os vossos objetivos e registem a vossa organização na eSolidar.

A eSolidar reúne, num só lugar, uma comunidade solidária – os que precisam de ajuda e os que querem ajudar.

Boa sorte!